O prefeito de São Luís Eduardo Braide mantém silêncio sobre o projeto político para 2026, mas é público e notório que seus recados nas últimas semanas, seja através de redes sociais ou discursos em solenidade da prefeitura, indicam que ele está querendo sentir primeiro o pulso da população antes de decidir se entrar pra valer no jogo sucessório.
Braide, que sabe usar de forma inteligente as redes, quer saber como anda sua popularidade no interior do estado e pede que seus seguidores se manifestem. “Me disseram que eu tenho filhos em várias cidades! Então, eu quero saber: de qual município você me acompanha?” A pergunta feita pelo prefeito de São Luís não teria o menor sentido não fosse para sentir o nível de aceitação de uma provável candidatura.
A medida que o ano vai avançando e 2026 começa bater na porta, Braide, mesmo sem dar declaração sobre o que pretende, lidera com folga e mantém a classe política em estado de alerta. Caso decida entrar na disputa pelo governo do estado, é evidente que as composições políticas tomarão novos rumos, já que a concorrência não empolga.
O primeiro sinal de que poderá ser candidato foi emitido durante a Agrobalsas, quando foi perguntado se seria candidato ao governo e respondeu: “tudo no tempo certo”, deixando no ar a interrogação sobre o real motivo de sua presença na feira agropecuária de Balsas, municípios localizado no Sul do Maranhão, a mais de mil quilômetros da capital.
As pesquisas indicam que o eleitorado, pelo menos neste momento, tende a sufragar seu nome nas urnas e isso deve servir como motivação para ajudá-lo a decidir entrar na disputa, mas o dilema seria entregar o comando do município para a vice Esmênia, uma professora sem a menor experiência em gestão pública.
Com o chefe do Executivo da capital na corrida ao Palácio dos Leões muda completamente a conjuntura, visto que abre a possibilidade de uma grande aliança.
Político calejado, apesar da pouca idade, que mede cada passo, se decidir pela pré-candidatura, com certeza, aguardará o momento certo para fazer o anúncio. O prazo limite é abril do ano que vem.
0 Comentários