Enquanto os governistas continua sem definir quem será o candidato com a missão de manter o grupo liderado por Carlos Brandão (PSB) no poder, o prefeito de São Luís Eduardo Braide (PSD) continua pontuando bem nas pesquisas, lidera em todas já divulgadas até agora para o governo, e pode ser um forte candidato, caso decida concorrer em 2026.
O mais novo levantamento sobre tendência do eleitorado na Grande Ilha (São Luís, São José de Ribamar, Paço do Lumiar e Raposa) encomendado pelo deputado estadual Dr. Yglésio ao Instituto Prever aponta o chefe do Executivo da capital com cerca de 74% de preferência neste universo pesquisado, região onde está localizado o maior contingente eleitoral do estado.
Semana passada, o Instituto Vox Brasil, contratado pelo blog do jornalista Diego Emir e que estendeu a consulta a 31 municípios, também apontou a liderança de Eduardo Braide, mesmo sem o prefeito dar qualquer declaração sobre as eleições de 2026, muito menos se pretende se desincompatibilizar do comando do municípios em abril do ano que vem para concorrer ao governo.
A boa performance do prefeito de São Luís nas pesquisas, começar chamar atenção da classe política. Na última quinta-feira (25), o partido Republicanos, comandado no Maranhão pelo deputado federal Aluísio Mendes, abriu as portas para Braide na comemoração do seu aniversário, evento registrado pelo prefeito em sua rede social, num indicativo de pré-candidatura.
“Tive a honra de participar da comemoração pelos 20 anos do partido Republicanos10, sob a liderança do amigo Aluisio Mendes no Maranhão e do deputado federal Marcos Pereira no Brasil. Parabenizo todos os prefeitos, vice-prefeitos, vereadores e lideranças do partido pela trajetória de crescimento e avanços no Maranhão. Vida longa ao Republicanos!”, declarou Braide.
Lahésio Bonfim (Novo) começou a colocar os pés no chão e admitir apoiar um nome que tenha um projeto para o Maranhão e que não seja de esquerda, figurino que veste bem em Braide, um político jovem sem vinculação com grupo de esquerda e ou de extrema direita, que sabe usar com muita inteligência as redes sociais, ganha projeção estadual pelo trabalho executado na capital e por isso começa ser visto como potencial candidato ao governo.
Entre políticos experientes antenados com o momento atual é comum se ouvir que um chapa tendo Braide como candidato a governador e Lahésio como vice seria bastante competitiva, difícil de derrotar, pois juntaria duas regiões onde se concentram as maiores colégios eleitorais populações. Braide hoje é quase unanimidade na Grande Ilha, com influência na Baixada Maranhense, enquanto Lahésio possui forte penetração na região tocantina.
Além do mais, antes de se eleger e reeleger prefeito de São Luís, Braide foi deputado estadual e federal com expressiva votação o que lhe credencia, caso queira, apresentar seu nome no pleito do ano que vem para ser avaliado pela população.
Político da nova geração que sabe bem usar recursos das redes sociais, instrumento indispensável nos tempos atuais pelo alcance aos longínquos cantões do estado, Braide tem conversado com alguns políticos, embora ainda de forma discreta e sem avançar o sinal, coisa de político experiente que sabe a hora certa de colocar as cartas na mesa.
Caso decida ser candidato, o prefeito de São Luís, provavelmente, terá que enfrentar o vice-governador Felipe Camarão (PT), outro expoente da nova geração, extremamente preparado e liderando uma aliança poderosa que chegou ao poder em 2014 com Flávio Dino derrotando o grupo Sarney e que se mantendo no poder até os dias atuais.
Os dois ainda são projetos de candidatos, mas tudo indica que poderão se enfrentar numa batalha sem favorito. Camarão já é pré-candidato desde que foi eleito vice-governador e se movimenta como tal, tem apoio total dos partidos que integram, a Federação Brasil da Esperança e deve contar com o apoio do grupo do governador Carlos Brandão, que deve compor sua chapa como candidato ao Senado.
0 Comentários