Logo Blog
aplikasitogel.xyz hasiltogel.xyz paitogel.xyz

A educação se liberta da palmatória

democraciaLembremos, sim, das palmatórias, da carta de ABC, da tabuada, da confusão silábica, dos liceus esotéricos e da luta árdua sob o sol a pino em busca do conhecimento. Das longas caminhadas para aprender as primeiras letras e ter a alegria de saber assinar o nome, o que de qualquer um fazia um ser especial. No Maranhão, a educação se manteve assim durante décadas.

Pode-se dizer que a educação empacou nesse estado, por falta de interesse, de vontade política, por visões estreitas situadas na administração pública. Ainda as escolas de taipa, de barro, os galpões fedidos, as crianças mal alimentadas, a corrupção contra os recursos do Fundeb e do transporte escolar e nenhum projeto que erigisse a educação como prioridade.

Mas um concurso público lançado recentemente pelo governo Flávio Dino chamou a atenção de toda a comunidade docente e discente do estado e do povo em geral para as mudanças que, em menos de um ano de governo, se operam e cristalizam no setor. Existe, finalmente, um projeto de governo no propósito de revolucionar a educação. Através dele, finalmente, 12 mil professores ganharam promoção e mil outros foram contratados para cobrir o déficit nas escolas.  O Programa Bolsa Escola alcança 1 milhão e 500 mil alunos no estado e injeta R$ 75 milhões de reais na economia. Esse programa previne a evasão escolar, um dos mais fortes obstáculos aos sonhos de melhores dias da juventude maranhense. Foi iniciada a construção de 23 institutos tecnológicos, 30 núcleos de educação integral e 300 novas escolas vão se espalhar pelo Maranhão.

Sobre o concurso, o presidente do Sindicato dos Professores do Estado do Maranhão, Júlio Pinheiro, disse que se trata de uma luta histórica que está sendo atendida pelo governador Flávio Dino. São conquistas do espírito democrata que convulsionou as ruas do Estado exigindo a substituição do entrevado modelo político que ignorava os direitos das mais diversas categorias de servidores. Nas escolas, há eleições diretas para diretores, pondo fim aos apadrinhamentos e indicações políticas. Uma democracia que chegou tarde ao Maranhão, mas que é também uma antiga reivindicação do magistério, alunos e pais de alunos.

E, acima de todas essas conquistas, o Programa Escola Digna consistente na substituição das escolas de taipa e barro por prédios de alvenaria. Apenas para que se tenha uma ideia do abandono a que estava relegado o sistema estadual de educação, nada menos que 161 municípios se inscreveram neste programa.

A nossa educação era, portanto, uma educação de taipa e, num retrocesso secular, tratada a palmatória. Mas, ao que tudo indica, a educação maranhense finalmente está liberta da palmatória sarneisista que a ela tanto maltratou.   (Editorial JP)

0 Comentários

Deixe o seu comentário!

Buscar

aplikasitogel.xyz hasiltogel.xyz paitogel.xyz