Logo Blog
aplikasitogel.xyz hasiltogel.xyz paitogel.xyz

A arte de não fazer jornalismo

Blog dos Leões – O direito de defesa e amplo contraditório assegurado na Constituição e que também deve permear o jornalismo para a idoneidade das informações tem sido negado, reiteradamente, ao Governo do Maranhão nas matérias produzidas pelos diversos veículos do Sistema Mirante de Comunicação.

Como estratégia para evitar a verdade sobre os fatos e o esclarecimento das ações do Governo à população, o pedido de posicionamento sobre determinadas reportagens tem sido enviado há poucos minutos do chamado dead line, termo utilizado no jornalismo para definir o prazo final para que uma reportagem seja entregue para publicação.

O caso mais gritante ocorrido nesta semana foi para a reportagem em rede nacional sobre o exame de mamografia veiculado pelo Jornal Hoje, na Rede Globo, na terça-feira (13). A reportagem foi produzida durante um mês e com exceção do Maranhão, todos os demais estados citados na reportagem foram solicitados a prestar esclarecimentos em tempo equivalente.

demanda-ses-1024x576

O pedido de esclarecimento ao Governo do Maranhão foi feito através da afiliada TV Mirante que solicitou as informações às 11h48 de terça-feira, apenas um pouco antes do telejornal ir ao ar e em horário avesso ao expediente de órgãos públicos e privados. Mesmo assim, o Governo do Estado enviou os esclarecimentos embora não tenham sido divulgados na íntegra.

Na reportagem foi mostrado o caso de Lago do Junco, que não possui o exame de mamografia pela rede pública e os moradores sofrem com a necessidade de deslocamento. Esse cenário de abandono é reflexo dos vários anos de descaso que agora são combatidos pela atual gestão com investimentos e apoio aos municípios, o que antes não ocorria.

Outra demonstração da falta de ética para impedir a verdade sobre os fatos foi o pedido de esclarecimentos do Jornal O Estado do Maranhão a respeito da situação financeira do Executivo Estadual, matéria publicada no domingo (11). A solicitação foi feita às 12h20 de sábado (10), ou seja, sem tempo hábil para resposta uma vez que nesse dia da semana o fechamento dos jornais ocorre mais cedo, ainda no fim da manhã do sábado.

A prática também ocorre no portal G1 Maranhão, braço do G1 que é administrado através do Sistema Mirante. O veículo chegou a enviar pedido de esclarecimento depois das 23h com dead line (tempo limite para resposta) até as 5h, horário avesso e impraticável a qualquer conduta no jornalismo, impossibilitando o real exercício democrático de defesa.

email-demanda-ssp-destaque-1024x576

Essa estratégia tem sido utilizada rotineiramente ao longo dos demais dias como durante a quinta-feira (15) com envio de dois pedidos de esclarecimento a menos de 20 minutos para o JMTV 2ª edição entrar no ar. Ou mesmo um pedido depois das 19h para esclarecimentos serem repassados até 8h de sexta, horário onde não há mais expediente em órgãos públicos e até mesmo privados, inviabilizando qualquer esclarecimento.

A postura não apenas é uma afronta a um preceito constitucional de defesa do Governo do Maranhão sobre as ações adotadas para solucionar problemas de várias décadas, agravados pela falta de políticas públicas ao longo dos últimos anos, mas também fere o direito à informação uma vez que a população fica sem acesso à verdade sobre os fatos.

0 Comentários

Deixe o seu comentário!

Buscar

aplikasitogel.xyz hasiltogel.xyz paitogel.xyz