O líder do governo na Assembleia Legislativa, deputado Rogério Cafeteira (PSB), ao tratar sobre atos de violência promovido por organizações criminosas, por conta do controle efetivo do Complexo Penitenciário de Pedrinhas pelas forças de segurança do Estado, lamentou a tentativa de politização de um problema grave que precisar ser enfrentado e que afeta toda a sociedade. Cafeteira sugeriu que os parlamentares façam críticas construtivas, apresentem sugestões e propôs que fosse realizada homenagem aos polícias pela dedicação e incansável empenho. “O problemas vem de muito tempo, mas o que importa é enfrentar e é isso que o governador Flávio Dino tem feito”.
Para o parlamentar os episódios de violência, ataques e incêndios ocorridos nos últimos dias na região metropolitana da capital foram enfrentados e debelados e mostrou a postura do governador Flávio Dino (PCdoB) em enfrentar a situação e arredar um centímetro em sua determinação de proteger a população. Cafeteira elogiou ainda o trabalho do efetivo policial que se empenhou com coragem e determinação.
Segundo Rogério Cafeteira, a chegada da Força Nacional será para se juntar e fortalecer a corporação ao contrário de outras vezes em que esteve no Maranhão para fazer o enfretamento da grande crise na Penitenciária de Pedrinhas e durante a greve da Polícia Militar. “Essa vinda da Força agora é com cenário diferente, principalmente pela postura do governador Flávio Dino. A Polícia Militar e Civil estarão na linha de frente e terão um reforço no efetivo para enfrentar esse momento”, disse.
Para o líder governista, politizar um problema deste, que é de toda a sociedade não é correto. Para ele, é preciso enfrentar e buscar a solução porque o Governo não irá negociar com facções. “Nós falamos de coragem, de posição do governador, mas isso alguém pode interpretar como discurso mais político, eu acho que mais do que palavras, os gestos demonstram e têm mais forças do que palavras. E aqui eu queria dizer que não é apenas um enfrentamento que o governador fez, foram os investimentos que o governo do estado fez na área de segurança e na área da administração penitenciária”, completou.
O parlamentar observou que mesmo com a crise que assola o país, o governador Flávio Dino teve a coragem de fazer reajuste dos policiais, contratou 1.500 excedentes do concurso passado, investiu na área prisional com a construção de cinco novos presídios, abriu 1840 vagas e investiu em equipamentos para no aparato de Segurança do Estado, o que permitiu diminuir em 100% o número de homicídios em Pedrinhas. E de 76% de fugas, “então não é uma questão de apenas de discurso, é uma questão de ação”, enfatizou Cafeteira.
0 Comentários