O governador Carlos Brandão recebeu nesta terça-feira (5) lideranças para declarar apoio ao deputado Rafael (PSB), pré-candidato à Prefeitura de Timon. Estiveram presentes: a presidente da Assembleia, deputada Iracema Vale; ex-prefeita, ex-deputada e secretária adjunta de Educação da Região dos Cocais, Socorro Waquim; os deputados Leandro Bello e Roberto Costa; o secretário de Estado de Assuntos Municipalistas, Orleans Brandão; e os vereadores Professora Vanda, Alynne Macedo, Francisco Torres, Edson Capiau, Dr. Torquato, Uilma Resende e Ulysses Waquim.Brandão destacou a presença de Rafael e demais aliados, firmando o compromisso de dialogar com o pré-candidato para garantir melhorias ao município, bem como a unidade do grupo. “Muito bom receber os amigos para discutirmos a política de Timon e também tratar de assuntos administrativos que a cidade precisa. Em breve, no dia 23 de março, estaremos anunciando obras e ações que vão beneficiar a população. Já quero registrar que Timon já tem um pré-candidato a prefeito. O nosso grupo vai apoiar o Rafael, nosso futuro prefeito”, adiantou o governador.A presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, deputada Iracema Vale (PSB), também manifestou apoio ao deputado Rafael. “O Rafael é uma pessoa muito democrática, acessível, não é à toa que ele foi líder do governo durante muito tempo, e neste ano a gente vê que ele é um bom líder. Podem contar com a nossa contribuição e com a nossa força”, elogiou Iracema.O pré-candidato recebeu elogios da secretária adjunta de Educação da Região dos Cocais, Socorro Waquim, que ressaltou a importância do momento para a política da região. “Hoje é um dia histórico para Timon, importante porque pelo diálogo, pelo respeito, nós nos unimos aqui, a base do governo, para que nós possamos avançar em Timon, resolvendo todos os grandes desafios da cidade, segurança, saúde, transporte público, infraestrutura, e tenho certeza, governador, que com o seu apoio, apostando no nosso trabalho, nós vamos fazer uma grande Timon”, disse Socorro.O deputado Leandro Bello também esteve presente e deixou um recado de apoio a Rafael. “Nesse momento especial, momento muito especial para Timon, onde o governador, através do diálogo, buscou com esse grupo e com outros amigos, que eles irão somar na pré-candidatura do nosso amigo Rafael prefeito. Estou muito feliz”, declarou o deputado.O deputado Rafael agradeceu pelo apoio e prometeu realizar um grande trabalho pelo município. “Nosso governo que muito já fez por Timon e ainda vamos fazer muito mais, e hoje recebendo esse apoio para a pré-candidatura a prefeito de Timon, tenho certeza absoluta de que esse time, que foi o que mais já trabalhou por Timon, vai funcionar muito, e vai com certeza vencer as eleições e levar a mensagem de esperança para o nosso povo. Muito obrigado, governador, e todo o time aqui presente”, disse Rafael.Rafael foi secretário adjunto de Obras em Timon, na Codevasf, fiscalizou a instalação de cisternas do projeto Água para Todos, em diversas cidades do Maranhão, e foi líder do governo na Assembleia Legislativa. Como deputado, ele é atuante em áreas como Educação, Saúde, Meio Ambiente, Esporte e Segurança Pública.
O suplente de deputado estadual Jota Pinto (Podemos) tomou posse na Assembleia Legislativa do Maranhão, na sessão desta terça-feira (05), em substituição a Júnior Cascaria (Podemos), que se licenciou do cargo por 120 dias. O ato foi comandado pela presidente do Parlamento Estadual, deputada Iracema Vale (PSB), que parabenizou o empossado e desejou sucesso em sua atuação parlamentar.
“Sua Excelência é muito bem-vinda a esta Casa. Vamos seguir trabalhando para todos os maranhenses”, frisou a chefe do Legislativo maranhense
Em seu pronunciamento, Jota Pinto disse que volta à Assembleia com a mesma alegria de quando exerceu o primeiro mandato de deputado eleito, em 2011, e com muita disposição para trabalhar pelo povo do Maranhão e, principalmente, pela população de São José de Ribamar.
“Lembro quando criamos a Frente Parlamentar em Defesa da Baixada Maranhense, que, hoje, está gerando muitos frutos, a exemplo da construção da ponte ligando o município de Bequimão a Central do Maranhão. Tenho muitos projetos a apresentar para beneficiar a região Metropolitana de São Luís. Contem comigo para contribuir com o desenvolvimento do nosso estado”, afirmou.
Jota Pinto já exerceu mandato de deputado nas Legislaturas de 2010-2014 e 2014-2018. Também já ocupou o cargo de secretário estadual de Articulação Política, no período de 2017 a 2020. Nas eleições de 2022, obteve 20.264 votos, ficando na suplência.
A Assembleia Legislativa do Maranhão promoveu, na manhã desta terça-feira (5), no Plenário Nagib Haickel, do Palácio Manoel Beckman, sessão especial para debater as regras das eleições municipais de 2024. A iniciativa partiu da Mesa Diretora da Alema.
O ato solene foi comandado pela presidente da Assembleia, deputada Iracema Vale (PSB), e contou com a presença de parlamentares, diversas autoridades e convidados.
Na ocasião, o presidente do TRE/MA, desembargador José Luiz Almeida, advertiu quanto à relevância de se conhecer as regras das eleições e parabenizou a Assembleia pela iniciativa.“É de suma importância que se debata e se conheça as regras das eleições. Em contraponto à cultura da transgressão que, infelizmente, existe em nossa sociedade, é preciso consolidar a cultura do agir segundo a lei”, defendeu.
“Estamos à disposição da Justiça Eleitoral maranhense de expandir esse projeto de conscientização sobre as regras eleitorais para todo o Maranhão. Agradeço ao deputado Ariston (PSB), idealizador deste projeto, ideia que foi prontamente abraçada pela Mesa Diretora desta Casa. Agradeço a toda a equipe do TRE/MA pela colaboração”, afirmou Iracema Vale.
Uma equipe de técnicos e consultores do TRE/MA, composta por Michele Pimentel Duarte, analista judiciária; Roberto Magno Frazão, da Corregedoria Eleitoral; o juiz Ferdinando Serejo; Lucélia da Rocha Sousa, da Seção de Gerenciamento de Dados Partidários, e Adriane Rocha, da Assessoria de Exame de Contas Eleitorais e Partidárias, ministrou uma sequência de palestras abordando os temas novidades das Resoluções do Tribunal Superior Eleitoral sobre as eleições municipais de 2024, propaganda eleitoral, fake news, inteligência artificial, registro de candidaturas e prestação de contas.
Importância
O deputado Roberto Costa destacou a importância do evento. “Este é um ano de eleições municipais e precisamos conhecer as regras eleitorais para podermos participar desse momento de suma importância para a democracia brasileira. Essa parceria que a Assembleia firma com a Justiça Eleitoral maranhense vai contribuir sobremaneira para que tenhamos eleições municipais tranquilas”, acentuou.
“Parabenizamos a Mesa Diretora da Assembleia pela iniciativa de promover esse debate sobre as regras das eleições municipais de 2024. É muito importante se conhecer as regras eleitorais. Apresentamos aqui as regras atualizadas que vão reger o pleito eleitoral de 2024”, afirmou Carlos Magno Frazão, da Corregedoria Eleitoral do TER/MA.
Além da presidente da Assembleia, deputada Iracema Vale (PB), compuseram o dispositivo de honra da cerimônia o presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE/MA), desembargador José Luís Almeida; os deputados Roberto Costa (MDB) e Antonio Pereira (PSB); o vice presidente do TRE/MA, desembargador José Gonçalo de Sousa; e o diretor geral da Defemnsopria Pública do Maranhão (DPE/MA), defensor público Luís Otávio Moraes.
A presidente da Assembleia Legislativa, deputada Iracema Vale (PSB), disse nesta manhã de terça-feira (5) que ainda não recebeu comunicação da decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal, Flávio Dino, que suspendeu liminarmente o processo de escolha do novo conselheiro do Tribunal de Contas do Estado, que estava previsto para acontecer esta semana.
Iracema observou no entanto que cumprirá a decisão da justiça que impede o governador Carlos Brandão transformar o amigo advogado Flávio Costa em novo conselheiro do TCE-MA na vaga que está sendo aberta com o pedido de aposentadoria antecipada do conselheiro Washington Oliveira. O mesmo advogado foi motivo de discussão interna no Tribunal de Justiça do Maranhão quando tentou a vaga de desembargado pelo Quinto Constitucional da OAB-MA apadrinhado pelo Palácio dos Leões.
A sessão desta manhã frustrou expectativas quanto aos debates que poderiam acontecer em plenário, mas apenas o deputado Yglésio Moises (de saída do PSB) cobrou uma posição da presidência da Casa em arguir o impedimento de Flávio Dino em julgar a Ação Direta de Inconstitucionalidade apresentada pelo partido Solidariedade, que acabou por suspender o rito que vinha sendo utilizado para aprovação de conselheiros do TCE-MA.
Diante da cobrança do parlamentar, a presidente Iracema informou que ainda não recebeu o comunicado, mas adiantou que cumprirá a determinação do ministro Flávio Dino que suspendeu temporariamente o processo, até que o plenário do STF julgue o mérito da ação que questionar o edital da Assembleia que convoca para a indicação de conselheiro.
Flávio Dino decidiu suspender nesta segunda-feira (4), o processo de escolha de conselheiro do Tribunal de Contas do Estado do Maranhão. Em seu despacho, atendeu a um dos quatro pedidos do Solidariedade, partido autor da ação julgada pelo ministro maranhense, para que o processo fosse suspenso até julgamento do mérito do processo.
247 – Investigados pela tentativa de golpe de estado temem que o depoimento de 8 horas do general Marco Antonio Freire Gomes, ex-comandante do Exército, tenha sido mais abrangente que a própria delação premiada do tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Jair Bolsonaro (PL), complicando ainda mais a situação dos extremistas.
Freire Gomes confirmou que houve reuniões que discutiram a minuta do golpe, corroborando ainda mais a versão de Cid.
Em uma capital com um trânsito problemático como a São Luís das últimas três décadas, a mobilidade urbana passou a ser usada sistematicamente como plataforma política. Os últimos três prefeitos, incluído ao grupo o atual, concentraram esforços na área ao vislumbrarem suas reeleições. O primeiro deles falhou, se tornando o primeiro gestor a não conseguir renovar o mandato.
Na busca do final feliz que seu criador não teve, Eduardo Braide (PSD) repete João Castelo. Agora, com uma obra faraônica na entrada de São Luís. Se o ex-prefeito apostou em trazer um novo modal à cidade, com um VLT de memória nada saudosa, o atual vai para o “tudo ou nada” com a construção de um mega elevado no acesso ao Aeroporto da capital, pegando o km 0 da BR-135 ao cruzamento das avenidas Guajajaras e Franceses.
A despeito de onde venham os recursos, segundo engenheiros, na ordem de meio bilhão de reais, a população corre sério risco de encarar um monstrengo inacabado em uma região que sofre com o estrangulamento do trânsito, especialmente nos horários de pico.
O que é visto como solução por quem quer tão somente garantir a renovação do mandato para saltar ao Palácio dos Leões daqui a dois anos pode acabar piorando a situação de milhares de ludovicenses que precisam se deslocar dos bairros mais distantes às regiões centrais diariamente, além do fluxo de produtos, mercadorias, passageiros e turistas que chegam por via terrestre ou aérea a São Luís.
Caso o ex-subordinado de Castelo repita os passos de seu mentor, todos os ludovicenses pagarão o pato.
De autoria do vereador Paulo Victor, o programa Cesta do Povo chega hoje (4) ao bairro da Aurora e beneficiará cerca de mil famílias com a entrega de cestas básicas. O programa já passou pela Cidade Operária e São Cristóvão e até o fim de março atenderá 14 mil famílias em várias comunidades de São Luís, maior iniciativa já realizada por um vereador da capital.
A segurança alimentar sempre foi uma bandeira defendida pelo vereador Paulo Victor desde o início do seu mandato. Além do programa Cesta do Povo, ele já beneficiou diversas comunidades carentes da Ilha com a entrega de peixe e frango, totalizando quase 70 toneladas de alimentos distribuídos. A ideia é colocar comida na mesa dos que mais precisam. “Programas como esse ajudam muita gente no direito a uma alimentação digna, que é um direito de todos”, ressalta Paulo Victor.
Para participar do Cesta do Povo, as famílias devem realizar um cadastro prévio com as lideranças comunitárias dos bairros selecionados. O projeto, fruto de emenda parlamentar, é realizada através da Fundação Maranhense de Assistência Comunitária.