A guinada à direita do senador Weverton Rocha (PDT) e seu alinhamento ao presidente Jair Bolsonaro (PL) começa refletir na intenção de voto para o governo do estado. Pesquisa do Instituto Econométrica contratada pelo Blog do Gilberto Leda e divulgada nesta terça-feira (28) mostra desgaste do pré-candidato pedetista em sua tentativa desesperada para colocar em marchar um projeto pessoal de poder com o apoio dos partidos que integram a base de sustentação política do governo bolsonarista.
Conforme o levantamento do Econométrica, Carlos Brandão (PSB), mesmo impossibilitado de percorrer o estado em pré-campanha, a exemplo do que vem fazendo todos os pré-candidatos, abriu uma diferença de sete pontos percentuais para o pedetista que começa a dar sinais de que sua mudança radical e envolvimento com o bolsonarismo, ao invés de impulsionar a pré-candidatura, está ajudando a enterrar o projeto do representante pedetista.
De acordo com os números disponibilizados pelo Econométrica, o governador Carlos Brandão tem 32,5% das intenções de voto, Weverton 25,1%, Lahésio Bonfim (PSC) 18,2%, Edivaldo Holanda Junior (PSD) 9,4%. Em seguida aparecem Enilton Rodrigues (PSOL) 0,7% e Simplício Araújo (SD) 0,3%. Branco/nulo 7,6%, não sabem ou não responderam 9,3%.
A pesquisa foi registrada na Justiça Eleitoral sob o número 01129/2022 e foi realizada entre os dias 12 e 16 de junho e ouviu 1.468 eleitores, a margem de erro é de 2,5% para mais ou para menos e intervalo de confiança de 95%.
Pelo levantamento do Instituto, a guinada de Weverton rumo ao bolsonarismo levou junto o elevado índice de rejeição do presidente ao mesmo tempo em eu mostrar o efeito contrário da adesão do PL de Josimar de Maranhãozinho, alvo de investigação da Polícia Federal por suspeita de desvio de recursos públicos, na pré-campanha do pedetista.
O mesmo levantamento do Econométrica mostrou ainda o fosso que separa o ex-governador Flávio Dino (PSB) do senador Roberto Rocha (PTB) na disputa pelo Senado. Dino tem 50.0% de intenção de voto contra 26,8% do bolsonarista Rocha.
0 Comentários