O senador Weverton Rocha, terceiro colocado na disputa pelo governo do estado, foi eleito em 2018 pela força de conjunto de partidos que formaram a aliança que reelegeu o governador Flávio Dino (PSB), sem dúvida, pode ser considerado o grande perdedor da eleição concluída no último domingo (2) e que reelegeu o governador Carlos Brandão (PSB) no primeiro turno.
Lançado com muito barulho em um ato público em que chefes políticos, parlamentares e prefeitos foram mandado buscar em seus domicílios pelo anfitrião e transportados de avião para a cidade de Imperatriz, a campanha do senador do PDT até chegou a empolgar alguns segmentos, mas à medida que os eleitores foram tomando conhecendo das práticas do candidato, começou a declinar.
A derrota logo no primeiro turno, sem dúvida, foi dura e coloca em xeque o seu futuro político, pois em 2026, para renovar o mandato, terá que enfrentar nas urnas, provavelmente, o governador Carlos Brandão, que não poderá concorrer à reeleição e deverá concorrer ao Senado tendo como aliada a senadora Eliziane Gama, que certamente tentará renovar o mandato.
O resultado das urnas deixou o senador e presidente estadual do PDT fragilizado e isolado. Rejeitado pelos partidos do campo popular democrático, Weverton se agarrou aos partidos da base de sustentação do governo Bolsonaro, mas os eleitores bolsonaristas o rejeitaram, preferiram o bolsonarista autentico Lahesio Bonfim, deixando-o em situação de extrema dificuldade em relação ao futuro político, pois até o seu partido, que já obteve vitória memoráveis, vem definhando sob seu comando.
Nesta segunda-feira (3), Weverton, que já não pode dizer que foi o mais votado da história do Maranhão para o Senado (Flávio Dino teve mais de 2 milhões de votos), reconheceu a derrota e parabenizou o governador reeleito Carlos Brandão (PSB) e anunciou que continuará trabalhando Brasília pelo Maranhão e vigilante na cobrança das promessas feitas pelo governador em campanha. Não faz mais que sua obrigação
Weverton foi vítima de sua própria ambição, sede de poder; acreditou que poderia medir forças com seu criador, mas acabou saindo com séria avaria e sujeito a ser cuspido da vida pública após o retumbante fracasso.
0 Comentários