Logo Blog
aplikasitogel.xyz hasiltogel.xyz paitogel.xyz

Roseana encerra o ano blefando sobre candidatura ao governo

No meio político é tido como certa a candidatura da ex-governadora Roseana Sarney a deputada federal. O MDB aposta suas fichas e acredita que ela com recall de eleições passadas, quatro mandatos de governadora e poder de persuasão poderá ajudar constituir uma bancada mais robusta do partido na Câmara Federal. A ex-chefe do Executivo estadual, no entanto, insiste em fazer suspense sobre a possibilidade de concorrer ao governo do estado.

Observadores do cenário político pré-eleitoral acreditam que a filha de Sarney, como boa jogadora, esteja apenas blefando quando afirma que ainda não decidiu se concorrerá ou não ao governo porque  quer “vender” caro o apoio do seu partido a um dos candidatos, ainda que o discurso do vice-presidente do MDB, deputado estadual Roberto Costa, condicione este apoio apenas ao projeto de desenvolvimento para o Maranhão.

Na última entrevista que concedeu, Roseana afirmou que não retirou seu nome da disputa pelo governo e que aguarda uma decisão do MDB, mas os dirigentes da legenda não dão o menor indicativo de que estejam dispostos a lançar candidatura própria com os índices de rejeição da ex-governadora nas alturas e sem a menor chance de reverter a antipatia da população ao clã Sarney.

Roseana disputou o governo em 2018 e sofreu a pior derrota de sua vida pública. Em 2006 perdeu para Jackson Lago no segundo turno, mas conseguiu junto com seu pai articular um golpe no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que em abril de 2009 cassou o pedetista e entregou o comando do Maranhão a ela novamente. Já em 2018 foi derrotada logo no primeiro turno pelo governador Flávio Dino, que se reelegeu sem fazer grande esforço.

Ciente de que já não possui um exército de prefeitos ou lideranças políticas disposta a levantar seu nome novamente nas comunidades que ficaram abandonadas por quase cinco décadas de mando do destroçado grupo Sarney, Roseana foi taxativa ao responder pergunta sobre concorrer novamente ao governo: “ Eu não gostaria mais de me candidatar ao governo do estado. Eu gostaria de me candidatar à deputada federal porque foi lá que eu comecei”, afirmou à rádio Mirante AM.

Roseana sabe que a única forma de tentar voltar a vida pública após ter abandonado o governo do estado, entregá-lo para o então presidente da Assembleia Legislativa, Arnaldo Melo, e anunciar aposentadoria, é através da Câmara Federal, por onde começou, mas para que isso ocorra terá que fazer campanha, pois esta eleição será uma das mais complicadas da história política do estado. Os dezoito deputados são candidatos à reeleição e estão a quatro anos injetando dinheiro nas prefeituras, fruto de emendas parlamentares convencionais e do famigerado orçamento secreto.

Sem força política e eleitoral para concorrer a cargo majoritário, Roseana já decidiu, e o MDB também, que será candidata a deputada federal, mas continuará mantendo em suspense a possibilidade de concorrer ao governo para levar alguma vantagem em acordos futuros com o candidato que vier, de fato, apoiar. O problema é saber se o apoio ajuda a levantar ou afundar o apoiado.

Para quem diz está em fim de carreira, concluir seu ciclo político na Câmara Federal é um grande negócio, mesmo que durante o tempo em que esteve lá não tenha apresentado nada que tivesse alguma influência na vida do país.

Como o MDB, segundo Roberto Costa, continua conversando com todos os partidos sobre possibilidade de aliança, Roseana é carta fora do baralho no jogo sucessório que vai reiniciar a todo vapor a partir de 31 de janeiro de 2022 quando o grupo governista vai anunciar a chapa majoritária, ao que tudo indica com Carlos Brandão governador e Flávio Dino senador.

Nos bastidores da sucessão as aposta são que o partido de Roseana vai declarar apoio a Brandão.

0 Comentários

Deixe o seu comentário!

Buscar

Mais Lidas

Edivaldo conta os dias que faltam para a eleição
A favor da morte? Roberto Rocha mantém silêncio sobre Projeto de Lei que amplia cobertura de planos de saúde
Weverton Rocha quer que maranhenses paguem para andar nas rodovias MAs
Edivaldo anuncia criação do Auxílio Maranhão para o combate à extrema pobreza e reafirma prioridade aos que mais precisam
aplikasitogel.xyz hasiltogel.xyz paitogel.xyz