O secretário executivo do Ministério da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Cappelli, assumiu interinamente o Gabinete de Segurança Institucional (GSI ) em substituição ao general Gonçalves Dias, que pediu demissão após reportagem da CNN apresentar imagens inéditas sobre a invasão do Palácio do Planalto por terroristas ligados ao ex-presidente Jair Bolsonaro. Ele já havia atuado como interventor da Segurança Pública do Distrito Federal após os atos golpistas de 8 de janeiro.
As imagens que mostraram Gonçalves Dias dentro do Palácio do Planalto no mesmo dia dos atos golpistas foram divulgadas na manhã desta quarta-feira pelo canal de TV a cabo CNN Brasil.
No vídeo é possível ver o agora ex-ministro circulando entre os golpistas. As imagens mostram também funcionários do GSI interagindo com alguns deles. Em entrevista à Globo à tarde, Dias afirmou que foi ao local após os ataques.
“Eu entrei no Palácio [do Planalto] depois que ele foi invadido, e estava retirando as pessoas do terceiro e do quarto piso, para que houvesse as prisões no segundo [piso]”, afirmou.
Em nota oficial, o gabinete afirmou que “as condutas de agentes públicos do GSI envolvidos estão sendo apuradas em sede de sindicância investigativa instaurada no âmbito deste Ministério e se condutas irregulares forem comprovadas, os respectivos autores serão responsabilizados”.
0 Comentários