O prefeito Eduardo Braide (PSD), com aval da direção nacional avança para ter o MDB em seu palanque e deve vencer a queda de braço interna com dirigentes estaduais que preferem compor aliança com Duarte Junior (PSB), o candidato apoiado pelo governador Carlos Brandão (PSB). Apesar da resistência, a resolução publicada nesta quinta-feira pelo deputado Baleia Rossi colocou nas mãos do deputado federal Cleber Verde, presidente da Comissão Provisória Municipal, o comando do processo na capital.
Dizem os mais experiente que diretórios estaduais e municipais de partidos são cartórios para registro de candidaturas, pois todas as determinações políticas são resolvidas em Brasília, pelos dirigentes nacionais e em caso de não cumprimento de acordos estão sujeitos a intervenções e mudança de comando. E isso ficou bem explícito em 2010 quando o Encontro Estadual do PT decidiu apoiar Flávio Dino (PCdoB) e a direção nacional colocou o partido no palanque de Roseana Sarney (MDB).
Para esta eleição em São Luís, pelo que declarou o presidente Baleia Rossi, a direção nacional está decidida a compro aliança em São Luís com o projeto de reeleição de Braide, independente do desejo dos dirigentes locais por uma aliança com o candidato apoiado pelo Palácio dos Leões e que tem no governador Carlos Brandão, irmão do presidente estadual do MDB Marcus Brandão, o principal articulador.
Embora tenha endossado as declarações do vice-presidente estadual Roberto Costa, contrária a decisão de Rossi levar o partido para Braide e de colocar o assunto para a discussão e decisão da militância, Marcus Brandão sabe perfeitamente que não tem como passar por cima de decisão da executiva nacional e se insurgir está sujeito a intervenção. Não foi atoa que Cleber Verde, ciente que não possui maioria no diretório municipal para manter sua posição de aliança com Braide, foi buscar essa garantir com a direção nacional.
Se confirmado, e tudo indica que vai ser, a aliança com o MDB, Braide ganha tempo de televisão, algo importante na campanha, mas é fato que o MDB hoje é um partido nanico, eleitoralmente muito fraco em São Luís ao ponto de não possuir sequer representante na Câmara Municipal.
0 Comentários