Entre os dias 29 e 31 deste mês de julho os quatro principais candidatos ao governo do estado realizarão suas convenções para homologação das candidaturas. A campanha eleitoral com comícios, distribuição de material gráfico, propagandas na internet e caminhadas deverá ocorrer a partir de 16 de agosto. Já as peças publicitárias em horário gratuito de rádio e televisão ficam liberadas entre 26 de agosto e 29 de setembro.
Weverton Rocha reunirá seus correligionários partidários dia 29 de julho no Estádio Municipal Nhozinho Santos devendo selar de vez sua aliança com o bolsonarismo, pois todas as legendas que integram o bloco de apoio à sua candidatura pertencem à base de sustentação do governo de Jair Bolsonaro (PL), o vice Hélio Soares é do PL e o senador do PDT tem pautado sua atuação no Congresso Nacional seguindo as orientações do governo.
O PL, partido do apenado Valdemar da Costa e liderado no Maranhão pelo polêmico deputado federal Josimar de Maranhãozinho, investigado pela Polícia Federal por suposto desvio de dinheiro públicos destinado à saúde e educação dos municípios maranhenses e que tem como candidato a presidente Bolsonaro, é o principal aliado do senador do PDT e sua convenção deve ser um desfile de bandeiras bolsonaristas.
Um dia depois, 30 de julho, será a vez dos pré-candidatos Carlos Brandão (PSB) e Edivaldo Holanda Junior (PSD) reunir a militância nas concentrações que pretendem realizar para mostrar as forças de suas candidaturas. A data promete fortes emoções com a realização das convenções desses dois candidatos ao governo do estado. Brandão lidera a corrida ao Palácio dos Leões, segundo as pesquisas, enquanto Edivaldo tem alternado na terceira colocação com o ex-prefeito de São Pedro dos Crentes, Lahesio Bonfim (PSC).
A convenção que oficializará a candidatura de Brandão, do vice Felipe Camarão e Flávio Dino ao Senado acontecerá a partir das 16h no Parque João Paulo II, no Aterro do Bacanga, e deve contar com as militâncias do PSB, PT, PCdoB, PP, PV, MDB, PSDB, Podemos, Cidadania, União Brasil e Patriota.
O chefe do Executivo estadual, mesmo tendo ficado fora do Maranhão e da pré-campanha por cerca de 50 dias, período em que teve que se submeter a uma intervenção cirúrgica para retirada de um cisto do rim, manteve a liderança na corrida eleitoral e até aumentou a diferença para o segundo colocado Weverton Rocha (PDT), conforme o último levantamento do Escutec.
Lutando para viabilizar sua passagem para o segundo turno, Edivaldo fará sua convenção na casa de eventos Villa Reale, na Avenida dos Holandeses, a partir das 14h do 30 de julho mesmo dia e vem trabalhando para fazer do encontro uma grande festa da democracia. Edivaldo tem aproveitado os dias que restam para a realização da convenção para articular e definir um nome para compor como vice a chapa majoritária, que não terá candidato ao Senado.
O ex-prefeito de São Luís, bem avaliado pela população após as duas gestões, tem percorrido o Maranhão colhendo informações para a montagem do seu plano de governo e conversando com lideranças sobre a necessidade da construção de um Maranhão que ofereça mais oportunidades para todos, é puro otimismo com o seu projeto político de comandar o estado pelo próximos quatro anos.
Já Lahesio Bonfim, após um princípio de crise com o presidente do PSC, deputado Aluísio Mendes, por conta do apoio à reeleição do senador Roberto Rocha (PTB), inclusive de ameaça de expulsão do partido, se acertaram e marcaram a convenção para dia 31 de julho e local que ainda será definido.
Portanto a partir do dia primeiro de agosto, os quatro principais candidatos, segundo as pesquisas já divulgadas até agora estarão com suas candidaturas autorizadas pelos partidos e aptos a participarem da eleição que promete ser uma das mais disputadas dos últimos tempos. O prazo para realização das convenções partidárias para homologação de candidaturas majoritárias e proporcionais expira dia 5 de agosto.
0 Comentários