Logo Blog
aplikasitogel.xyz hasiltogel.xyz paitogel.xyz

Prefeito Edivaldo Júnior e Flávio Dino prestigiam Via Sacra no Anjo da Guarda

O prefeito Edivaldo Holanda Júnior acompanhou o segundo dia da encenação da Via Sacra no bairro do Anjo da Guarda realizada pelo Grupo Grita. Durante a noite desta sexta-feira, 29, Edivaldo Holanda Júnior percorreu, junto com a multidão de espectadores, as ruas do Anjo da Guarda para relembrar a história da Paixão de Cristo representada pelos moradores do bairro há 32 anos.
“É emocionante poder participar do maior evento a céu aberto do Maranhão, a Via Sacra, que é promovida há exatos 32 anos pelo Grupo Grita aqui, nessa região, que é umas das mais populosas de São Luís, com cerca de 300 mil pessoas; poder participar desse momento onde se lembra a morte e a ressurreição do Senhor Jesus Cristo e saber que o Senhor Jesus Cristo vive e que podemos crer no amanhã”, comenta o prefeito Edivaldo.
O tema da Via Sacra deste ano foi “Juventude, vós sois a luz do mundo”. Segundo o diretor do espetáculo e membro do Grupo Grita, Cláudio Silva, os momentos de reflexão, que também são uma marca do evento, foram voltados para pensar a importância do jovem na sociedade e os perigos que podem ameaçar a vida deles. O tema foi destacado na abertura do evento em apresentação feita por crianças e adolescentes na praça Recanto da Paixão.
Além do prefeito, estiveram presentes outras autoridades como o presidente da Embratur, Flávio Dino; o governador em exercício Washington Oliveira; o deputado estadual Birá do Pindaré; e o presidente da Fundação de Cultura (Func), Francisco Gonçalves.
“A Prefeitura de São Luís apoia a realização da Via Sacra no Anjo da Guarda como parte de uma política de descentralização das ações culturais e fortalecimento dos grupos locais que atuam em seus bairros e que fazem cultura a partir da sua comunidade”, explica Francisco Gonçalves, ao destacar o apoio oferecido pelo Executivo municipal à apresentação deste ano.

A Via Sacra do Anjo da Guarda é a maior apresentação ao ar livre realizada no estado e, de acordo com a coordenação do evento, em 2013 mobilizou 1.800 pessoas, de forma direta e indireta na concretização do espetáculo, sendo cerca de 700 pessoas apenas no elenco. A apresentação é realizada em sete atos sendo três destes em estruturas de palco montadas na praça Recanto da Paixão, Praça do Anjo e Praça da Ressurreição.
A importância turística do evento foi destacada pelo presidente da Embratur. “É um evento religioso de grande importância de celebração da fé e dos valores da ressurreição, da vitória da vida sobre a morte. É também um evento cultural que envolve a comunidade e que movimenta a economia do turismo. Espero que cada vez mais, inclusive nacionalmente, essa Via Sacra seja reconhecida pela tradição e importância que tem”, declara Flávio Dino.
O deputado Birá do Pindaré que acompanha há mais de dez anos a Via Sacra, ressaltou a necessidade de implementar políticas públicas permanentes de apoio à expressão. “É uma atividade artística grandiosa, a maior do estado do Maranhão e feita pelo povo, o que é um grande diferencial, e atividades como essa têm que ter o apoio e o incentivo presente, marcante e permanente de todos os governos”, defende o parlamentar.
O encerramento da Via Sacra ocorreu na Praça da Ressurreição onde foram reunidas mais de 20 mil pessoas em seu entorno. A esteticista Lucimar Rodrigues, 54 anos, mora no Gapara e assistiu pela primeira vez ao espetáculo. “Eu trouxe a minha neta e estou gostando. É muito importante para as pessoas refletirem sobre o significado da Páscoa e não esquecer o que Jesus passou por nós”, observa.
Mesmo quem mora no bairro não deixa de acompanhar o evento a cada ano. Talisson Dutra, 23 anos, mora há mais de uma década no Anjo da Guarda, mas sempre assiste pelo menos uma parte do espetáculto. “É importante que seja realizado todos os anos e me enche de orgulho, sempre atrai muita gente”, conta.
INFRAESTRUTURA PREPARADA
Para oferecer melhores condições para a realização da Via Sacra, a Prefeitura enviou, nos dias que antecederam o espetáculo, equipes da Secretaria de Obras e Serviços Públicos (Semosp) para reforçar os trabalhos de limpeza pública, com o roço dos canteiros e calçadas das principais localidades, revitalização da iluminação e a renovação da malha asfáltica, através da operação tapa-buraco.
Além disso, durante a quinta e sexta-feira, dias em que foi apresentado o evento, a frota de veículos do transporte coletivo que operam no bairro foi reforçada para atender ao grande fluxo de pessoas que acompanham o espetáculo. As empresas mantiveram o quantitativo de veículos praticados em dias úteis e equipes da Secretaria de Trânsito e Transportes (SMTT) garantiram maior fluidez ao trânsito.

0 Comentários

Deixe o seu comentário!

Buscar

aplikasitogel.xyz hasiltogel.xyz paitogel.xyz