Logo Blog
aplikasitogel.xyz hasiltogel.xyz paitogel.xyz

Pesquisa Exata mostra cenário indefinido para o governo; Brandão cresce

Pesquisa do Instituto Exata publicada nesta terça-feira (15) pelo jornal O Imparcial mostra um cenário completamente indefinido na disputa pelo Governo do Estado. Weverton Rocha (PDT) tem 24% de intenção de votos, seguido por Carlos Brandão (PSB) 17%, Roberto Rocha (sem partido) 13%, Edivaldo Holanda Junior (PSD) 10%, Lahérsio Bonfim Agir36) 9%, Josimar de Maranhãozinho (PL) 6% e Simplício Araújo  (SD)1%. Enilton Rodrigues (PSOL) não pontuou. O Exata encontrou ainda 8% que pretendem votar em branco ou anular o voto, e 12% que não souberam ou não quiseram responder. A pesquisa ouviu 1.413 eleitores em todo o estado, tem margem de erro de 3,3%, confiabilidade de 95% e está registrada na Justiça Eleitoral sob o número 02686/22.

Mais que números, a sondagem feita junto ao eleitorado, mostra o pré-candidato do PDT estagnado, crescimento do vice-governador Carlos Brandão, que já encosta e ao que tudo indica com muito fôlego na corrida ao Palácio dos Leões e injetou ânimo nos pré-candidatos Roberto Rocha (sem partido), Edivaldo Holanda Junior e Lahérsio que continuam vivo na disputa que promete ser uma das mais emocionantes da história política do estado, pois será a primeira em que não terá um representante direto da família Sarney e o seu grupo que mandou no Maranhão ao longo de quase cinco décadas disputando cargo majoritário. Já Simplício permaneceu na casa do 1% e sem poder de reação.

O ex-prefeito de São Luís, dentro da margem de erro está empatado tecnicamente com o senador Roberto Rocha, enquanto Lahérsio também mostra que está vivo e empata também dentro da margem de erro, com Edivaldo, ou seja, o segundo pelotão está embolado, enquanto Weverton e Brandão, no universo pesquisado, continuam favoritos para passar ao segundo turno, embora um boa fatia do eleitorado ainda não decidiu o voto e tudo ainda esteja na fase da intenção, que pode mudar ao longo da campanha que só começa para valer após as convenções. Já Josimar de Maranhãozinho, Simplício e Enilton não decolam, sendo que o representante do Solidariedade sem mantém na casa de 1%.

Ainda liderando as pesquisas, mas já apresentando declínio, o candidato do PDT parece ter atingido o teto, o que é péssimo para que quem ainda está em pré-campanha e tende a enxugar ao longo da refrega eleitoral. Na última sondagem Weverton obteve 27% dei intenção de voto, agora enxugou para 24% e a tendência é perder terreno ainda mais com as definições partidárias a favor de Brandão e da entrada do governador Flávio Dino e do ex-presidente Lula na campanha. Weverton sofre ainda esvaziamento político e, assim como perdeu o PT, deve ter nova baixa em seus apoiadores. O PP, do deputado federal André Fufuca, deverá ser o próximo a abandonar a barca pedetista e declarar apoio ao vice-governador.

Sem a ex-governadora Roseana Sarney no páreo, o quadro de candidatos começa ficar mais nítido, embora ainda não definitivo. Rorbeto Rocha ainda não decidiu se será candidato, assim como existe muita desconfiança da classe política quanto ao projeto de Maranhãozinho.

Os números do Exata neste momento das articulações, segundo aliados de Brandão, deu novo ânimo ao vice-governador que vê a distância do pedetista reduzir ao mesmo tempo em que descola do segundo pelotão.  A pesquisa revela ainda que e tendência de Weverton é cair ainda mais, o que aumenta as possibilidades de Edivaldo está presente no provável segundo turno.

0 Comentários

Deixe o seu comentário!

Buscar

Mais Lidas

Contradição: Bolsonaro acaba com a Reforma Agrária e Fetaema apoia bolsonarista no Maranhão
Bolsopetistas fazem jogo de Weverton e tentam boicotar nome de Lula no Maranhão
Edivaldo diz que os problemas do Maranhão não serão resolvidos com brigas, mas com trabalho e união
Othelino destaca importância da OAB para garantia dos preceitos constitucionais
aplikasitogel.xyz hasiltogel.xyz paitogel.xyz