Logo Blog
aplikasitogel.xyz hasiltogel.xyz paitogel.xyz

Com Roseana fora do páreo, pesquisa Econométrica mostra um quadro embolado e totalmente indefinido

A pesquisa do Instituto Econométrica, divugada nesta quinta-feira (29), mostra que a corrida pelo Palácio dos Leões encontra-se aberta e totalmente indefirnida. A exemplo das outras pesquisas apresentadas aneriormnete, a ex-governadora Roseana Sarney (MDB), mesmo sem ser andidata, aperece na liderança com 24,6% de intenção de voto, vindo em seguida Weverton Roca (PDT) com 19,9%, o ex-prefeito de São Luís Edivaldo Holanda Jr. (PSD) com 10,8%, Roberto Rocha (sem partido) com 10,1%, Carlos Brandão (PSDB) com 10%, o prefeito de São Pedro dos Crentes Lahesio Bonfim (PSL) com 8,3%, Josimar de Maranhãozinho (PL) com 4,5% e  Simplício Araújo (Solidariedade) 1%. Nenhum, branco ou nulo somaram 4,1% e os que não souberam e não responderam 6,7%.

Como Roseana possui 24,6% de preferência no universo pesuisado e Weverton, segundo colocado, tem histórico de oposição ao grupo Sarney, a tendência é que esse nicho de eleitores fiéis ao sarneysismo se dispessem entre os três correntes que vem logo em seguida: Edivaldo Holanda Junior, Roberto Rocha e Carlos Brandão, todos na casa dos dez pontos percentuais. A ex-governadora, que deve ser candidata a deputada federal, portanto, pode ser o fiel da balança e o MDB, que já começa a discutir possibilidades de alianças para o governo do estado, possiu essa capital politico extraordinário para sentar na mensa de negocaições com qualquer um dos pretendentes.

Um fato, no entanto, chama atenção nesta pesquisa. O senador Weveton Rocha, que está em campanha declarada desde que se elegeu senador em 2018, percorre o Maranhão prometendo mundos e fundos a prefeitos e lideranças políticas e seus aliados continuam afirmando que ele ser candidato com ou sem o apoio do  governador Flávio Dino, se mantém  estagnado na segunda colocação, com peretual variando entre uma sondagem e outra, mas sempre atrás da ex-governadora e não muito distante de Edivaldo e Brandão. A imprenssão que causa é que chegou ou está próximo do teto, faltano ainda mais de um ano e meio para a eleição. Recentemente, o deputado Marcos Caldas fez um mapa das regiõees da estado onde o senador teria o apoio de quase totros osprefeitos do Maranhão, mas pelo visto isso não tem sido suficiente para convencer o eleitor.

A sondagem da Econométrica apresenta fato curioso e estranho: percentuais praticamente iguais entre os candidatos Edivaldo, Roberto Rocha e Carlos Brandão, todos na casa dos 10 pontos, variando apenas na fração. Se levarmos em conta que a pesuisa possui margem de erro de dois pontos percentuid para mais ou para menos, Lahercio Bonfim também estaria no bolo, já que aparace com 8,3%. E neste bolo de pré-candidatos é provável que o vice-governador Carlos Brandão e o ex-prefeito de Edivaldo tenha reais condições de crescer. O primeiro porque eestará sentado na cadeira de governador a partir de abril de 2022 e segundo pelo carismo e pela gestão aprovada pela população quando prefeito de São Luís.

Os númerros da Ecomátricas, por outro lado, revelaram a falta de perspectiva do deputado  federal Josimar de Maranhãozinho, o moral da BR 316. Pré-candidatura visto com certa desconfiança pela classe política, é mais provável que ele coloque no arquivo morto o projeto da candidatura ao governo. Já Simolício Araújo, se continuar com desempenho abaixo do esperado, deve mesmo tentar se eleger deputado federal pelo Solidariedade

A pesquisa Econométrica ouviu 1.616 eleitores no período de 22 a 25 de julho, tem margem de erro de 2,4 pontos percentuais, para mais ou para menos, e nível de confiabilidade de 95%. Foi contratada pelo programa de rádio “Ponto e Vírgula”.

0 Comentários

Deixe o seu comentário!

Buscar

aplikasitogel.xyz hasiltogel.xyz paitogel.xyz