O Levantamento do Paraná Pesquisas sobre a disputa pela Prefeitura de São Luís aponta que o prefeito Eduardo Braide (PSD), apesar do favoritismo, terá que enfrentar um segundo turno, ou seja, uma nova eleição que dependendo de quem passar com ele para o segundo escrutino poderá causar avaria em seu projeto de reeleição.
É natural que o prefeito lidere em todas as pesquisas divulgadas até agora, até porque vem desenvolvendo uma gestão, que segundo o Paraná tem a aprovação de 65% da população, mas não existe pleito definido faltando ainda um ano para a eleição e com os números mostrando uma diferença que garante o segundo turno, restando saber que será o outro escolhido nas urnas.
Os 34,8% das intenções de votos não deixam de ser animadores para os apoiadores de Braide, porém os 12 pontos percentuais que o separam do deputado federal Duarte Junior (PSB) que tem 22,6% de intenção de votos, a essa altura da pré-campanha com o prefeito ainda entregando obras, não é garantia de nada, muito menos de vitória num pleito que promete ser bastante disputado
A pesquisa do Paraná, praticamente confirmou o que outros institutos já haviam constatado: Braide líder, Duarte em segundo lugar e Edivaldo Holanda Junior (sem partido) em terceiro. O ex-prefeito de São Luís por dois mandatos tem se consolidado na terceira posição mesmo sem declarar se será pré-candidato e não será nenhuma surpresa, se for candidato, chegar ao segundo turno e transformar a disputar num duelo com Braide com resultado imprevisível.
Os números não negam e mostram que, de fato, existe três candidatos disputando a preferência do eleitorado: Braide, Duarte e Edivaldo e nos bastidores da sucessão existe uma avaliação geral de que se Edivaldo no segundo turno, o caldo engrossa pela facilidade que teria para unificar em torno de si todas aqueles que questionam a gestão do atual prefeito, algo que Duarte teria muita dificuldade.
Chama atenção na pesquisas Paraná os baixos percentuais conferidos aos deputados estaduais Neto Evangelista (6,2%), Wellington do Curso (5,3%) e Dr. Yglésio (3,5%). Este último ficou inclusive atrás de Paulo Victor (3,7%) que já desistiu da pré-candidatura e deverá concorrer à reeleição para Câmara Municipal
Um segundo cenário levantado pelo Paraná com apenas Braide, Duarte, Neto Evangelista e Paulo Victor fica prejudicado até porque PV renunciou a pré-candidatura e Edivaldo está à procura de um partido para concorrer
O instituto ouviu 722 eleitores, entre os dias 28 de setembro e 1º de outubro. A margem de erro é de 3,7 pontos percentuais, para mais, ou para menos.
Veja os números no cenário estimulado:
Não sabe/ Não respondeu: 4,6%
Nenhum/ Branco/ Nulo: 8,0%
Eduardo Braide: 34,8%
Duarte Junior: 22,6%
Edvaldo Holanda Jr.: 11,4%
Neto Evangelista: 6,2%
Wellington do Curso: 5,3%
Paulo Victor: 3,7%
Dr. Yglésio: 3,5%
0 Comentários