Levantamento feito pelo jornal Folha de São Paulo após o fim da janela partidária para as eleições municipais deste ano indica que o PSD, partido de Eduardo Braide, possui o maior número de prefeitos do país.
A sigla fundada em 2011 pelo ex-prefeito de São Paulo Gilberto Kassab ultrapassou o MDB, que tem em seus quadros o prefeito de São Luís e a senadora Eliziane Gama quer se fortalecer visando as eleições de 2026.
Pelo levantamento da Folha, o PSD conta hoje com ao menos 1.040 prefeitos, o que representa um crescimento de 58% em relações ao resultado da eleição de 2020, o que permite ao partido vislumbrar candidatura própria a presidente em 2026.
O mesmo levantamento revela que, apesar de perder a liderança entre os partidos que possuem maior número de chefes de Executivos municipais para o PSD, o MDB comandado pela família Brandão no Maranhão, também cresceu.
Legenda que já foi liderada pela ex-governadora e deputada federal Roseana Sarney (MDB) ocupa o segundo lugar com 916 prefeitos. Em 2020 o partido saiu das urnas com 793 prefeitos eleitos.
A pesquisa do jornal paulista mostra também crescimento significativo de legenda como Republicanos, PT, Avante e PSB. Já outras legendas encolheram, a exemplo do PSDB, Cidadania, Podemos, Solidariedade, PDT e PRD.
O fato de ser o partido com mais prefeitos no país, já tendo inclusive o comunicador Ratinho como aspirante ao posto de pré-candidato a presidente, aumenta a responsabilidade de Braide, pois está sentado na cadeira de prefeito do maior colégio eleitoral do Estado e pretende permanecer pelos próximos anos.
Por ser prefeito de capital, Braide deve receber atenção especial da direção nacional, a final vai entrar numa disputa onde até o momento, segundo as pesquisas, desponta como favorito, mas sem fôlego para vencer a corrida ao Palácio de La Ravadiere no primeiro turno.
E segundo turno num pleito que promete disputa renhida, tudo pode acontecer, inclusive virada na preferência do eleitorado.
0 Comentários