O atual presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, deputado Othelino Neto (PCdoB) declarou nesta sexta-feira (06) apoio a deputada Iracema Vale (PSB) à presidência da Casa e a eleição para presidente da Mesa Diretora acontecerá de forma consensual dia primeiro de fevereiro. O desfecho das articulações contou com a participação decisiva do governador Carlos Brandão (PSB) para a construção da unidade, evitando assim disputas, a exemplo do que ocorreu nas eleições da Federação dos Municípios do Maranhão (Famem) e Câmara Municipal de São Luís.
“Após debatermos de forma democrática e republicana, decidimos pela unidade quanto à eleição para a Mesa Diretora da Assembleia. Apoiaremos a candidatura à presidência da deputada Iracema Vale, do PSB”, disse Othelino Neto ao retirar sua candidatura e confirmar o que já vinha sendo especulado desde que o governador Brandão externou sua preferência por Iracema, ex-prefeita de Urbano Santos, que chega já fazendo história, pois será a primeira mulher a comandar o Poder Legislativo do Maranhão.
Contando com o apoio declarado de dez deputados, num colégio eleitoral compostos por 42 parlamentares, Othelino resistiu o quanto pôde manter o projeto de reeleição para mais um mandato, mas diante da realidade dos fatos achou melhor rever a candidatura e manifestar apoio a Iracema Vale, que desta forma será a primeira parlamentar em primeiro mandato se eleger presidente da Casa. Iracema presidirá o parlamento estadual no biênio 2023/2024.
Após as eleições de 2022, quando obteve expressiva votação em sua reeleição, Othelino manifestou o desejo de continuar na presidência da Casa por mais um mandato e abriu conversações com parlamentares eleitos e reeleitos; a preferência do governador pela deputada,no entanto, levou vários parlamentares rever o apoio já declarado e seguir a orientação do Palácio dos Leões. A Othelino restou o bom senso de escolher o momento adequado para anunciar a desistência e incorporação ao projeto Iracema Vale.
Othelino foi um bom presidente. Tratou seus companheiros de plenário sem ver a coloração partidária ou ideológica e teve papel importante na eleição do ex-governador Flávio Dino para o Senado, mas a determinação do Palácio dos Leões em construir a unidade também na eleição da Mesa da Assembleia e a nítida preferência pelo nome da deputada acabou pesando na escolha da parlamentar aliada de Carlos Brandão.
O deputado Othelino sai da disputa, deixa o caminho livre para Iracema fazer história, contribui desta forma para a construção da unidade do grupo, evitando confrontos que poderiam levar a fissuras ou rachas. Deu exemplo de maturidade política e sai da corrida presidencial sem aranhão.
0 Comentários