Conhecidos os 42 parlamentares que vão compor o plenário da Assembleia Legislativa a partir de 2023, todas as atenções da classe política se voltam agora para a eleição da Mesa Diretora marcada para o dia primeiro de fevereiro e tem no atual presidente, deputado Othelino Neto (PCdoB), o mais forte candidato para permanecer no comando da Casa.
Em entrevista a jornalistas que cobrem as atividades do Poder Legislativo nesta manhã de quarta-feira (5), Othelino informou que tem conversado com vários deputados sobre a sua reeleição e que tem tido boa receptividade, mas observou que eleição não se ganha com antecedência e que vai continuar conversando com todos.
No momento em que Othelino falava com a imprensa sobre a eleição interna da Casa, os deputados Welington do Curso (PSC) e Mical Damasceno (PSD), ambos reeleitos, interromperam a entrevista para declarar voto no presidente e a consequente renovação do mandato por mais dois anos à frente do legislativo.
Sobre uma pendência jurídica que existe no STF sobre a possibilidade dos atuais presidentes de legislativos renovarem os mandatos pelo fato de ser uma nova legislatura, Othelino explicou que tem uma decisão com transito em julgado, no Paraná, voto vencido do ministro Gilmar Mendes, que estabelece um marco temporal, que passa a valer a partir de abril de 2021, que esclarece que as Mesas empossadas anteriormente a essa data terão direito a uma nova renovação, o que se trata agora é que haja um entendimento para o Brasil todo.
“Eu estou muito confiante nesta questão jurídica e me dedicando mais agora a aquilo que é meu dever: conversar com os outros 41 deputados eleitos e discutir esse tema da Mesa Diretoras, da presidência, pois acho que esse é o caminho; conversar e eu tenho sentido muita receptividade dos colegas com que conversei sobre a possibilidade de minha recondução”, observou Othelino.
O presidente, ao ser questionado se, em caso de não poder renovar o mandato se já existiriam conversas sobre outro nome do grupo, disse que não porque tem muita confiança de que vai ser possível a reeleição. “Não adiantaria a gente especular sobre isso, sendo que a gente tem um cenário de muita confiança de que vai ser possível a renovação do mandato.
“Eu acredito que nós temos e teremos condições e ai é construir a condição política, ou seja, que a maioria dos colegas desejem isso. Não conferir quantos deputados já declararam voto, mas eu não recebi nenhum não dos muitos que eu conversei e isso é um bom sinal”, concluiu.
0 Comentários