Já anunciado com futuro ministro do governo Lula, o deputado federal André Fufuca, líder da bancada do PP, continua sem saber quando será nomeado e qual Pasta ocupará na Esplanada dos Ministérios. O parlamentar, que deverá ser o quarto maranhense a integrar o primeiro escalão, ainda aguarda o presidente decidir quando pretende fazer a reforma para abrigar PP e Republicanos, mais dois partidos do centrão.
Fufuca já foi confirmado pelo secretário das Relações Institucionais Alexandre Padilha, mas até hoje não sabe quando será chamado e nem qual ministério irá assumir. Todas as conversações para seu ingresso no governo e garantia de votos da bancada nas matérias de interesse do governo foram concluídas e o partido pressiona para que o acordo se consolide, porém, o presidente Lula, diante da complexidade da operação, mantém cautela.
O PP já tornou público que mira do Ministério do Desenvolvimento Social, que cuida do Bolsa Família e é comandado pelo petista Wellington Dias, mas Lula resiste entregar a Pasta, uma das mais importantes do seu governo e não descarta subdividir ministérios para oferecer aos dois partidos, proposta que não agradaria o Republicanos e muito menos o PP.
Segundo a Folha de São Paulo, na terça-feira (8), deputados do PP reuniram com Fufuca e uma ala defendeu aumentar a pressão do partido para apressar a reforma ministerial. Fufuca, no entanto, conteve o movimento mesmo reconhecendo a falta de perspectiva para Lula se definir sobre as mudanças pretendidas e que poderá conceder ao Maranhão mais um representante no Governo Federal.
Jovem, atuante e muito articulado no Congresso Nacional, ao ser alçado ao primeiro escalão do governo Lula, Fufuca pode sonhar em voos mais altos. Segundo um aliado do deputado informou ao blog, o Senado está em sua mira para 2026.
0 Comentários