Cada vez mais especulado um suposto afastamento do ministro da Justiça e Segurança Pública Flávio Dino (PSB) do governador Carlos Brandão (PSB), as eleições de 2024 poderá se constituir num teste para medir o grau de afinidade entre os dois maiores políticos do estado na atualidade. É notório a preferência de Dino pela candidatura do deputado federal Duarte Junior (PSB) para prefeito de São Luís, assim como Brandão não esconde sua simpatia pelo presidente da Câmara Municipal, Paulo Victor, que estará se filiando ao PSDB dia 4 de agosto, evento que oficializará a pré-candidatura do vereador.
Em recente entrevista ao Imirante, o governador defendeu a legitimidade dos dois principais nome do grupo buscarem a viabilização dos seus nomes, mas essa estratégia mostrou-se ineficaz em 2020 quando vários pretendentes do grupo receberam aval ao Palácio dos Leões para se viabilizarem, não abriram mão de disputarem o pleito, mesmo os que tinham desempenho pífio nas pesquisas, abriram feridas entre si e o resultado foi a dispersão no segundo turno, com alguns deles declarando apoio ao adversário Eduardo Braide para derrotar Duarte.
Como se não bastasse Paulo Victor e Duarte Junior, dois nomes de peso e dispostos a manterem seus projetos políticos para o ano que vem, o deputado Neto Evangelista, do União Brasil, outro aliado do governador, está com a pré-candidatura posta também com aval do Palácio dos Leões para se viabilizar e pode ser um complicador a mais, já que o próprio governador considera o direito legítimo.
Duarte tem tido bom desempenho nas pesquisas, foi bem votado para prefeito, chegou ao segundo turno, teve excelente votação em São Luís para Câmara Federal, tem a prioridade da direção nacional do PSB, é aliado do ministro Flávio Dino, mas enfrenta uma certa resistência da classe política local, vide 2020 quando aliados do governo pularam para o palanque de Braide ou simplesmente cruzaram os braços no segundo turno.
Já Paulo Victor, que entra na disputa majoritária pela primeira vez, conta com a simpatia do governador Brandão, tem o apoio declarado da grande maioria dos vereadores, começou a apresentar melhor performance nas pesquisas e dar sinais de que pode crescer nas próximas sondagens. Com Duarte, PV e Neto disputando o mesmo espaço no grupo governista, a missão dos líderes do grupo será de fazer omelete sem quebrar os ovos.
Paulo Victor, ao reassumir o comando da Câmara Municipal e anunciar sua pré-candidatura, tornou público que o governador gostaria de vê-lo candidato e se fosse o caso, encontraria um partido para que ele pudesse concorrer. O PSDB abriu as portas e garante que ele estará na disputa do pleito. Os tucanos no Maranhão são comandados pelo ex-deputado federal Sebastião Madeira, chefe da Casa Civil do governo Brandão.
A história mostra que feridas abertas em política custam cicatrizar
0 Comentários