Logo Blog
aplikasitogel.xyz hasiltogel.xyz paitogel.xyz

Governo do Estado e Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD) dialogam sobre investimentos e melhorias para a CAEMA

Esta é a terceira vez que uma comissão formada por integrantes da Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD), vem ao Maranhão para tratar de investimentos futuros no estado, com o apoio do governo francês. A intenção é alocar recursos que possam gerar melhorias efetivas no sistema de distribuição de água de São Luis, com a implementação de um amplo programa de redução e controle de perdas e eficiência energética.

Na primeira visita da missão da AFD ao Maranhão, em novembro de 2018, a intenção era conhecer a estrutura disponível e avanços obtidos por meio das ações da CAEMA e os esforços realizados pelo Governo do Estado para elevar os indicadores do saneamento básico no Estado.

Já, em março de 2019, a pauta das discussões entre a missão da AFD e o Governo do Estado, junto à CAEMA, fundamentou-se na possibilidade de investimentos futuros com apoio do governo francês, para elevar o padrão e abrangência tanto dos serviços de coleta e tratamento de esgoto, quanto do fornecimento de água tratada dando maior eficiência e aproveitamento para os recursos naturais disponíveis.

Desta vez os representantes franceses e CAEMA, reunidos nos dias 11 e 12/07, com a participação dos Secretários de Estado do Planejamento, da Fazenda, da Secretaria das Cidades e da Secretaria de Programas Estratégicos e vários técnicos do Governo, promoveram ampla troca de informações e definiram as bases para a alocação dos investimentos, explica Guillaume Dumont, chefe da área de financiamentos estruturados da AFD. “Nesse momento, nós estamos avaliando sob o ponto de vista situacional, para que no âmbito institucional,
financeiro e econômico atual da empresa, se estabeleça um financiamento em favor da CAEMA”, diz ele.

O Presidente da Companhia, Carlos Rogério Araújo, conta que entre os principais pontos destacados está um amplo programa de redução e controle de perdas e eficientização energética na CAEMA. Se considerarmos hoje a estrutura disponível em termos de captação e tratamento de água, temos mais que o suficiente, volume de água necessário para abastecer a Cidade de São Luis, entretanto, as perdas representam claramente um obstáculo que precisamos superar, para que se cumpra este processo com excelência alcançando melhores resultados”, comentou.

Para missão francesa, além da contrapartida objetiva, estes investimentos permitem ganhos para a população do estado e também impactos positivos ao desenvolvimento sustentável, algo que interessa ao mundo todo.

“A redução de perdas e por consequência a preservação deste bem tão importante que é a água, tem um impacto benéfico de modo geral sobre o clima. Também diz respeito ao fato de que será possível ofertar um maior e melhor acesso a água para todos”, avalia Guillaume Dumont.

A AFD- Agence française de développement, que pretende investir no estado e ajudar a CAEMA a otimizar seus serviços em saneamento básico, atua em cinco continentes e financia projetos em mais de 110 países em prol dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), que leva em conta 17 metas globais estabelecidas pela Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU) e tem por objetivo a criação de um mundo mais justo e sustentável.

Com essa finalidade, a agência que atua como uma espécie de banco, alocou somente no ano passado recursos da ordem de 11 milhões de euros. A AFD dispõe de um olhar especial sobre a América Latina e nesse momento para o Maranhão que persegue o cumprimento dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS).

0 Comentários

Deixe o seu comentário!

Buscar

aplikasitogel.xyz hasiltogel.xyz paitogel.xyz