O ex-prefeito de São Luís Edivaldo Holanda Junior (PSD) reagiu de forma veemente e classificou como Fake News a pesquisa do IPEC/TV Mirante em que aparece em quarto lugar com apenas 7% de intenção de votos quando o mesmo instituto havia constatado na pesquisa anterior, de 23 de agosto, um percentual de 14%. E de lá pra cá não aconteceu nenhum fato relevante que justifique a queda de sete pontos percentuais em um mês.
No intervalo entre as duas pesquisas que apresentaram resultados completamente divergentes, Edivaldo intensificou a campanha na capital e interior do estado, interrompeu a agenda apenas por dois dias por conta de problemas de saúde, mas logo voltou as ruas, tem percorrido bairros de São Luís e levado sua caravana aos mais distantes municípios não havendo, portanto, nenhuma justificativa para derreter, conforme apresentou a pesquisa.
Pela reação de Edivaldo, um político bastante tranquilo, desta vez o IPEC, ex-Ibope, um instituto com histórico de erros grotescos em campanhas eleitorais no Maranhão, onde esteve sempre a serviço do grupo Sarney, voltou aos velhos tempos. Para se ter uma noção, na reta final da eleição de 2014 o antigo Ibope apontou um suposto empate técnico entre Flávio Dino e Edinho Lobão e errou feio. Dino venceu no primeiro turno.
Os números realmente surpreenderam. Ninguém discute a liderança de Carlos Brandão (41%) e a estagnação com tendência de queda de Weverton Rocha, segundo colocado (20%), mas colocar Edivaldo com apenas 7% sem que haja qualquer justificativa para tão significativa perda parece distante da realidade.
Edivaldo tem toda razão em protestar contra o que considera fake e visa isola-lo no processo eleitoral. Para ele seria mais uma tentativa de fazer com seus eleitores desistam de continuar acreditando no sucesso do projeto. O tiro, no entanto, pode sair pela culatra, o eleitor do ex-prefeito de São Luís é fiel e vai mostrar que ele tem motivos para reagir a uma suposta manipulação de números.
0 Comentários