A eleição para presidente da Federação dos Municípios do Maranhão, ao contrário de pleitos anteriores. mobiliza torcidas e mostra força da atual gestão comandada pelo prefeito de Igarapé Grande e candidato à reeleição, Erlânio Xavier (PDT). Ele disputa contra o prefeito de Caxias Fabio Gentil (Republicanos), que visualmente encontra-se em condição de inferioridade.
Os prefeitos terão até as 17h para sufragarem seus votos e, a julgar pelos movimentos de bastidores na véspera do pleito, Erlânio caminha para renovar o mandato, porém apoiadores de Gentil ainda acreditam numa virada e continuam otimistas na vitória.
A votação para saber quem será eleito e estará no comando da entidade que congrega os 217 prefeitos em 2022, foi precedida de infindáveis reuniões ao longo de quarta-feira, com ambos os lados cantando vitória e garantindo possuir maioria, mas o que está ocorrendo nesta manhã na porta da entidade é uma espécie de abafa de Erlânio. Resta saber se terá resultado prático
O que seria apenas um sucessão para manutenção do mandato ou troca de comando acabou ganhando dimensão de uma pré-campanha para o governo para o Governo do Estado em 2022, com partidários do vice-governador Carlos Brandão (Republicanos) e do senador Weverton Rocha (PDT) mediando força.
Apesar da contenda entre os dois principais pré-candidatos a suceder Flávio Dino, historicamente, a Famem nunca foi um instrumento capaz de interferir em eleição para o Governo do Estado. E nem foi disputada par servir de cabo eleitoral, mas é fato que os envolvidos na eleição, pelo visto, pensam o contrário.
Observadores da eleição da Famem acreditam quem vencer será por uma pequena margem de votos. Alguns cravar um plecar de 120 a 80 a favor do vitorioso.
0 Comentários