A eleição para Câmara Federal e Assembleia Legislativa do Maranhão tiveram renovação e algumas surpresas, como por exemplo o pífio desempenho da ex-governadora Roseana Sarney, que entrou da disputa por uma vaga de deputada federal com o objetivo de turbinar a bancada do MDB, conseguiu apenas o mandato com uma votação muito a baixo da expectativa.
A bancada que contava com os deputados federais Hildo Rocha e João Marcelo, passa a contar agora com apenas uma deputada, no caso, Roseana. Aliados da ex-governadora esperavam uma votação que fosse capaz de ajudar a eleger uma bancada robusta, mas acabou decepcionando.
Na Assembleia Legislativa do Estado, o partido conta agora com apenas dois representantes. Dos três parlamentares, o único que conseguiu renovar o mandato foi Roberto Costa. Ricardo Arruda vai estrear como deputado.
Além da performance abaixo do esperado, a falência do grupo Sarney ficou ainda mais evidente com a não reeleição do Adriano Sarney (PV), sobrinho de Roseana e neto do ex-presidente José Sarney, que chegou a pedir votos para os candidatos do MDB, mas não foi atendido.
Outra decepção foi o deputado Edilázio Junior (PSD), genro da desembargadora Nelma Sarney, que mesmo tendo o prefeito de São Luís Eduardo Braide (sem partido) como aliado, não se reelegeu.
A decepção, porém, não foi exclusividade da família Sarney. No campo progressista também houve choro: Bira do Pindaré (PSB) e Zé Carlos da Caixa (PT), também deram adeus aos mandatos
Na Assembleia Legislativa, deputado veteranos como Arnaldo Melo, ex-presidente da Casa, trocou o MDB pelo PP e se elegeu, já o deputado César Pires, ligado à ex-governadora, não conseguiram renovar os mandatos, o mesmo acontecendo com a deputada Helena Duailibe. Houve uma grande renovação no plenário do Palácio Manuel Bequimão. Veja abaixo a relação dos eleitos.
Eleitos para a Câmara Federal:
Eleitos para a Assembleia Legislativa:
0 Comentários