Logo Blog
aplikasitogel.xyz hasiltogel.xyz paitogel.xyz

Comissão Parlamentar da Verdade define lista de nomes a serem ouvidos

A Comissão Parlamentar da Verdade do Maranhão (CPV/MA) se reuniu durante toda tarde desta quara-feira (22), na Sala de Comissões da Assembleia Legislativa. O deputado Bira do Pindaré (PT), presidente da Comissão mediou os trabalhos ao lado dos deputados Othelino Neto (MD) e Carlinhos Amorim (PDT).

A reunião teve como objetivo definir a lista de nomes das pessoas que serão ouvidas oficialmente pela CPV/MA. As datas das oitivas ainda não foram definidas pelos membros da Comissão. Foram listados 53 nomes de vítimas e/ou familiares de vítimas em todo o estado.

Ao final dos trabalhos e oitivas da CPV/MA será elaborado um relatório que será encaminhado a Comissão Nacional da Verdade. Várias personalidades do Maranhão com reconhecida atuação junto aos movimentos sociais e aos movimentos de esquerda contribuíram com a audiência e indicaram nomes a serem ouvidos.

O poeta Joãozinho Ribeiro, a ex-deputada Helena Heluy, o ex-deputado Haroldo Sabóia, o advogado Antônio Pedrosa, os jornalistas Franklin Douglas e Aldionor Salgado, o bispo Dom Xavier Guilles e o advogado da Comissão Pastoral da Terra Diogo Cabral engrandeceram os debates apontando nomes e sugestões quanto à metodologia das oitivas.

Francisco Soares, sobrinho do militante político de esquerda Ruy Frazão, compareceu ao evento e comprometeu-se em contribuir com o que for necessário na recuperação da memória e da verdade no Maranhão e no Brasil. Diogo Cabral destacou o massacre sofrido por 20 trabalhadores rurais na região limítrofe entre Buritucupu e Santa Luzia, no ano de 1979.

De acordo com o trabalhador rural Manoel do Pindaré, as ossadas dos trabalhadores estão em uma depressão/buraco de difícil acesso justamente entre os dois municípios. Os ex-deputados Haroldo Sabóia e Helena Heluy foram os que mais contribuíram com a indicação de nomes.

A Sociedade Maranhense de Direitos Humanos a CPT e a FETAEMA apresentaram uma lista com mais de 140 nomes de trabalhadores rurais assassinados durante o período da Ditadura Militar. A próxima reunião da CPV/MA, com data a ser definida, definirá o calendário das oitivas e as prioridades.
Lista elaborada pela Comissão Parlamentar da Verdade do MA

Alípio Cristiano de Freitas
André Carneiro
Antonio Campos
Augusto José do Nascimento
Bandeira Tribuzzi
Benedito Buzar
Carlos César Armes
Carlos Lima
Cesar Teixeira
Diguinho
Dom Xavier
Francisco das Chagas
Gilmar
Hortencia dos Santos
Hubert Lima de Macedo
João (Rocha)
João Carlos Rass Sobrinho
João Francisco dos Santos
Joãozinho Ribeiro
José Alexandre
José Antonio Magalhaes Monteiro
José Augusto Mochel
José Mário Machado
Keyla
Kleber Leite
Lélis
Luís Alberto (Luisão)
Malaquias
Manoel da Conceição
Manoel da Ematé
Manoel Ventura
Maria Aragão
Maria de Lourdes Siqueira
Marileide
Monsenhor Hélio Maranhão
Nagib Jorge Neto
Nazaré Castro Gomes
Neiva Moreira
Nonatinho
Nonato Pudim
Othelino Nova Alves
Padre Eider Furtado
Raimundo Miolo
Rosa Mochel
Rui Frazão
Salvio Dino
Tácito Borralho
Thomás José dos Santos
Valmir
Zé Machado
Zé Maria

1 Comentário

  1. Anônimo disse:

    A Comissão da Verdade pode contribuir para resgatar episódios da história recente do Maranhão e do país, com relatos sobre perseguições, violências, e também atos e atitudes de militares e civis que ajudaram a manter um clima de respeito e tolerância aos acusados ou suspeitos de subversão ou corrupção. Nagib Jorge Neto

Deixe o seu comentário!

Buscar

aplikasitogel.xyz hasiltogel.xyz paitogel.xyz