Logo Blog
aplikasitogel.xyz hasiltogel.xyz paitogel.xyz

Com a desistência de Detinha onze candidatos continuam na corrida pela Prefeitura de São Luís

Como já era esperado desde que lançou sua pré-candidatura pelo PL/Avante/Patriota, a deputada estadual Maria Deusdete, a Detinha, sem viabilidade eleitoral, desistiu da disputa pela Prefeitura de São Luís e declarou apoio ao candidato do Republicanos, Duarte Júnior. Ao contrário do deputado Wellington do Curso que foi sacado a força do páreo pelo PSDB, a parlamentar se retira sem trauma.

A corrida pelo comando do maior colégio eleitoral do estado, que chegou a contar com até quinze pré-candidatos, inicia o período das convenções mais enxuto, porém com onze opções para o eleitor e quase todos da mesma geração, com discursos afinados e acostumados aos debates, o que leva a crer que teremos uma campanha com nível elevado, pois sete possuem mandato parlamentar.

Com todos os partidos e coligações já se preparando para oficializarem suas candidaturas, salvo alguma surpresa até o dia 16, última prazo para realizações de convenções, o quadro para a sucessão do prefeito Edivaldo Holanda Júnior já está definido e promete disputa acirrada.

Estão garantidos em seus partidos e vão para o embate eleitoral os seguintes candidatos: Rubens Júnior (PCdoB), Eduardo Braide (Podemos), Duarte Júnior (Republicanos), Neto Evangelista (DEM), Bira do Pindaré (PSB), Adriano Sarney (PV), Carlos Madeira (Solidariedade), Dr. Yglésio Moisés (PROS). Jeisael Marx (Rede Sustentabilidade). Franklin Douglas (PSOL) e Hertz Dias (PSTU).

Ao longo do período que antecedeu a abertura do prazo para as convenções quatro pré-candidatos foram ficando pelo meio do caminho, entre os quais o ex-prefeito Tadeu Palácio, que lançou seu nome pelo PSL, mas desistiu de continuar lutando pela candidatura. Sem nome para disputar o pleito, o partido ensaiou uma aliança com o Republicanos, mas a direção nacional ordenou que a PSL se coligasse com o DEM.

Na chamada esquerda radical, também houve uma troca de nome. O PSTU trocou Saulo Arcangeli, que deve disputar uma cadeira na Câmara Municipal, por Hertz Dias. O partido pretende ter representação no parlamento municipal e avaliou que Arcangeli é que tem maiores possibilidades.

A mudança de direção mais traumática aconteceu no PSDB. Após ter a garantia do presidente estadual da legenda, senador Roberto Rocha, que detém controle absoluto do diretório municipal de que seria candidato, o deputado Wellington do Curso, que estava em campanha desde que foi reeleito em 2018, foi surpreendido com a retirada de sua candidatura e está fora da sucessão.

Outra decisão difícil foi tomada pelo MDB. O mais legítimo representante do clã Sarney, deputado estadual Adriano, neto do ex-presidente José Sarney, esperava contar com o apoio da tia Roseana, liderança maior do MDB, e do partido, mas viu a própria ex-governadora  usar as redes sociais para declarar apoio a Neto Evangelista, que passa agora a ser oficialmente o candidato da família Sarney.

Já o candidato do PCdoB, sem problema interno, conseguiu formar a maior aliança e vai para embate eleitoral com o reforço substancial do PT e do presidente Lula, que deve ser um ativo político muito importante na campanha pela popularidade que possui em São Luís. Outro fator que conta a favor de Junior é que somente ele poderá usar a imagem do governador Flávio Dino.

0 Comentários

Deixe o seu comentário!

Rádio

Buscar

Mais Lidas

Rubens é quem mais cresce na JPesquisa e participará de debate do Jornal Pequeno
Candidatura de Antônio Diniz a prefeito de Bequimão é deferida pela Justiça Eleitoral
Pesquisa Ibope confirma crescimento do candidato Rubens
Braide é candidato de Bolsonaro em São Luís, diz UOL
aplikasitogel.xyz hasiltogel.xyz paitogel.xyz