O governador Carlos Brandão (PSB) e o prefeito Eduardo Braide (PSD) começam medir forças por espaço e tudo indica que a disputa pelo uso do circuito Beira-Mar para a realização do Carnaval de São Luís seja o primeiro confronto de uma guerra que promete ser renhida pela prefeitura da capital, colégio eleitoral mais cobiçado do estado.
Desde de 2015, ano que Flávio Dino (senador em vias de deixar o Congresso para ocupar a cadeira deixada pela ex-ministra Rosa Weber no STF) assumiu o Governo do Maranhão e transferiu circuito Madre Deus/Praça Deodoro para a Beira-Mar, local mais espaçoso, revitalizado com a restauração da antiga estação da RFFSA e caiu nas graças do povo, passando a ser referência da folia de Momo.
O ex-prefeito Edivaldo, até por conta sua fé religiosa, jamais se incomodou, o prefeito Eduardo Braide passou três anos sem se incomodar, se limitando a organizar o Carnaval de passarela e o Circuito Madre de Deus/Largo do Coroçudo sem esboçar qualquer contrariedade, porém, este ano, em que estará em jogo sua sucessão, resolveu confrontar o governo pelo uso do espaço, hoje referência do Carnaval de rua.
O mais interessante desta briga sem sentido, o mais sensato seria unir forças para a realização de uma festa ainda maior, capaz de atrair milhares de turistas com benefícios direto à economia local, é que acontece em pleno ano eleitoral onde prefeito e governador estarão em palanques opostos.
Brandão apoia Duarte Junior e tem orientado toda a base de sustentação do governo a unir forças em torno do candidatura do deputado federal do PSB e reagiu colocando força policial para evitar a retirada dos balões publicitários chamando para a festa que pretende realizar no Circuito Beira-Mar. E tudo indica que não pretende abrir mão de ocupar o espaço como vem acontecendo desde de 2015.
É fato que o Governo do Estado e a Prefeitura de São Luís não comungam dos mesmo ideais. O prefeito Braide raras vezes conversou com o governador e sempre manteve distância, mas fica evidente que esse confronto já faz parte do jogo eleitoral. A festa na Beira-Mar tem visibilidade, concentra multidões e ganha espaço na mídia local e nacional, muito diferente do Circuito organizado pela prefeitura.
O confronto de agora, é apenas uma pequena mostra do que vem pela frente. As eleições para prefeito de São Luís promete ser uma das mais disputadas da história, um duelo entre duas máquinas poderosas, mas neste confronto os leões parecem dispostos a mudar o jogo
0 Comentários