Logo Blog
aplikasitogel.xyz hasiltogel.xyz paitogel.xyz

Assembleia empossa seus novos deputados

 

Integrantes da chapa Democracia e Igualdade, que contará com cinco deputadas  

A Assembleia Legislativa do Estado do Maranhão empossa hoje seus 42 deputados, dando início a sua 19ª legislatura. O primeiro ato dos novos parlamentares será a votação para a composição da nova Mesa Diretora da Casa para o biênio 2019/2020. Sem concorrente, a chapa “Democracia e Igualdade”, encabeçada pelo atual presidente, Othelino Neto, deverá ser aclamada por ter sido fruto de uma grande composição. Até o final da noite de ontem, faltava apenas  a oposição indicar o nome do 4º vice-presidente por conta de uma disputa interna entre os deputados Roberto Rocha e Arnaldo Melo, ambos do MDB.

Independente de quem será o representante da oposição, é fato que o atual parlamento será comandando pelo deputado Othelino Neto (PCdoB), um aliado de primeira do governador Flávio Dino (PCdoB) e que terá a missão de ajudar na governabilidade e ajudar do Maranhão, que diga-se de passagem, vem sendo muito bem administrado, bastando olhar para a situação da maioria dos estados brasileiros que não conseguem sequer pagar em o salário dos seus servidores, a exemplo de Minas Gerais, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, só para citar os  mais ricos.

Apesar da crise financeira que se abateu sobre o país desde o final do último governo de Dilma Rousseff (PT), provocado principalmente pelas pautas bomba do Congresso Nacional, o Maranhão é uma das raras unidade da Federação  em situação menos traumática. É fato que o governador já veio a público alertar sobre as dificuldades que deverão surgir ao longo desde segundo mandato e para superá-los precisa contar com o apoio de bancadas forte no parlamento estadual e na Câmara Federal. Aqui contará com uma representação na Assembleia Legislativa estimada em 38 deputados.

Sem disputa pela presidência, as atenções de hoje estarão voltadas praticamente para a eleição da nova Mesa Diretora, logo após a posse, que ocorrerá por volta das 10hs. A chapa Democracia e Igualdade é fruto do consenso das bancadas, mas como existe uma disputa na oposição pela 4ª vice-presidência, poderá ocorrer eleição avulsa apenas para este caso. Como existe ainda muita articulação tentando acalmar os ânimos, é provável que Arnaldo Melo e Roberto Costa se entendam antes de começar a votação.

A chapa tem a seguinte composição: Othelino Neto (PCdoB) presidente, Glaubert Cutrim (PDT) 1º vice-presidente, Detinha (PR) 2ª vice-presidente, Thaíza Ortegal (PP) 3ª vice-presidente e 4ª Vice-Presidência destinada à bancada da Oposição; Andrea Resende (DEM) 1ª secretária, Cleide Coutinho (PDT) 2ª secretária, Pará Figueiredo (PSL) 3º secretário e Daniella Tema (DEM) 4ª secretária.

O governador Flávio Dino terá na Assembleia Legislativa uma grande aliada. No plenário do Palácio Manoel Bequimão contará com a força das principais representações, com destaque para o PCdoB e PDT, ambos com seis deputados, e DEM que conseguiu eleger cinco parlamentares. Contará ainda com as representações do PR, PV e SD.

0 Comentários

Deixe o seu comentário!

Rádio

Rádio Timbira Ao Vivo

Buscar

Mais Lidas

Eleições 2020: MDB continua perdido e sem nome para concorrer em São Luís
Pré-candidatos aproveitam folia de Momo para acertar alianças
Eudes Sampaio define estratégias para a segurança no Carnaval e Lava-Pratos
Aumento da criminalidade em São Luís bate recorde no país
aplikasitogel.xyz hasiltogel.xyz paitogel.xyz