Logo Blog
aplikasitogel.xyz hasiltogel.xyz paitogel.xyz

Arquivo Nacional recebe fotos e cartas de Prestes

Viúva doa acervo que inclui imagens da vida política e familiar do líder comunista
 
MARCO ANTÔNIO MARTINS
DO RIO
Maria Prestes, viúva do líder comunista Luiz Carlos Prestes (1898-1990), doa hoje ao Arquivo Nacional, no Rio, o acervo pessoal do “Cavaleiro da Esperança”.
São dez álbuns de fotos e 27 pastas de documentos, telegramas e cartas trocadas com lideranças comunistas de diversos países e com os filhos. A doação acontece no aniversário de 114 anos de seu nascimento, em Porto Alegre.
“É parte da minha vida. Da nossa vida. Prestes não era só político, era um ser humano”, conta Maria, 81, que passou 40 anos ao lado do Velho, como era conhecido no Partido Comunista e na família.
“Imagino que seja importante para as pessoas conhecerem esse outro lado do homem que se questionava por que as pessoas não liam”, diz.
Prestes teve oito filhos, sete com Maria e uma, Anita Leocádia, com a dirigente comunista alemã Olga Benário Prestes (1908-1942). Ele também criou dois filhos de um casamento anterior de Maria.
Entre as fotos, há imagens de Luiz Carlos ainda bebê, em 1898, com os pais; do exílio em Moscou, da filiação do pintor Cândido Portinari ao PCB e de uma visita a Cuba, com o ex-presidente Lula.
Há também fotos da vida em família, como a que mostra o líder comunista tomando sol na praia do Futuro, no Ceará, em 1989.
“Ele já estava muito debilitado. Íamos para a praia pela manhã. Depois, ele voltava para casa e sempre tinha alguém querendo conversar com o Velho”, lembra Maria.
A divulgação da foto desagradou Anita. Em e-mail ao jornal “O Globo”, a primogênita de Prestes denunciou o “desrespeito à sua memória e à sua vontade, pois todos que com ele conviveram sabem que Prestes jamais concordaria com tal divulgação”.
Maria discorda: “É um prazer dar continuidade à memória dele, que não se limitava à política. Era uma pessoa que sentava para conversar, orientar os filhos à mesa do café”.
Depois de catalogado e digitalizado, o acervo ficará disponível para consulta no site do Arquivo Nacional.

0 Comentários

Deixe o seu comentário!

Buscar

Mais Lidas

Partidos começam esvaziar pré-candidatura de Weverton; Cidadania puxa a fila
Pesquisa Escutec: Edivaldo se mantém em segundo na disputa para o governo
Brandão se consolida como candidato do grupo; próxima reunião será apenas para conferir quem fica
Josimar de Maranhãozinho é alvo de nova operação da PF por desvios de emendas
aplikasitogel.xyz hasiltogel.xyz paitogel.xyz