14 de abril de 2018

Redação: (98) 98205-4499

14/04/2018 -

Jorge Vieira -

Comente

Vice-governador vistoria áreas afetadas pelas enchentes

Carlos Brandão durante entrega de mantimentos em regiões afetadas pela chuva.

O vice-governador Carlos Brandão sobrevoou a cidade de Tuntum, neste sábado (14), junto com o prefeito Cleomar Tema, secretários das pastas das Secretaria de Desenvolvimento Social e da Casa Civil, Francisco Júnior e Rodrigo Lago, respectivamente, em uma ação de monitoramento dos efeitos das chuvas na região.

Desde o mês passado, um amplo conjunto de medidas de combate às enchentes, enxurradas, alagamentos e inundações foi determinado pelo governador Flávio Dino, incluindo a busca de soluções que sanam emergencialmente a situação das famílias desabrigadas em vários municípios do Centro Maranhense, banhados pela bacia hidrográfica do Mearim e Itapecuru, onde está situada a maioria das cidades com esse quadro situacional.

Ainda durante o período em que esteve na interinidade do Estado, Carlos Brandão reuniu-se com prefeitos locais, conversou e visitou as famílias desabrigadas para que, assim, o Governo do Estado, Defesa Civil, DNIT e gestões municipais pudessem tomar providências mais céleres para aqueles que vivenciam a situação de emergência em seu município. Além disso, o governo estadual tem buscado mobilizar a bancada do Maranhão no Congresso para que viabilizem, em uma união de esforços, maior apoio para o estado.

O governo Flávio Dino tem promovido o que nunca na história de enchentes em Trizidela do Vale aconteceu. Por exemplo, foram distribuídas refeições prontas e, mais: essa alimentação está sendo produzida no Restaurante Popular da cidade de Pedreiras. Tudo de forma engajada com as próprias prefeituras, que têm se envolvido em cada etapa dessas ações.

Já em Marajá do Sena, a qualidade da água dos poços artesianos foi estudada e o que se apresentou como sendo próprio para consumo humano está sendo distribuído por meio de carro pipa. A Força Estadual de Saúde (Fesma) está realizando triagem de pacientes hipertensos e com problemas renais em função de algum consumo impróprio de água.

Todas essas ações, realizadas exclusivamente com recursos próprios do Estado, não param por aí. Colchões, água, cestas básicas e filtros também foram entregues aos maranhenses prejudicados pelas chuvas intensas. Além disso, o governador Flávio Dino anunciou, na sexta-feira (13), que as famílias atingidas pelas enchentes terão direito ao Cheque Minha Casa, no valor de até R$ 5 mil, para reconstruir suas residências. Os danos serão avaliados pelo Corpo de Bombeiros.

“Ainda não temos a solução para todos os problemas, mas estejam certos de que os nossos braços jamais estarão cruzados, mas estendidos, para atendermos ao povo maranhense em um momento de calamidade pública como esse”, afirmou o vice-governador Carlos Brandão. E acrescentou: “Temos vencido os desafios conforme identificamos novos caminhos para a solução de falhas históricas, que hoje poderiam evitar grande parte das tragédias que ocorrem neste momento”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Buscar

Nossa pagina