“Teremos mais policiais e viaturas neste ano”, diz Flávio Dino – Jorge Vieira

9 de fevereiro de 2018

Redação: (98) 98205-4499

09/02/2018 -

Jorge Vieira -

Comente

“Teremos mais policiais e viaturas neste ano”, diz Flávio Dino

A redução de mais de 40% nos homicídios da Grande São Luís e de 71% no número de assaltos a banco em todo o Estado, na comparação com 2014, foram alguns dos dados apresentados pelo governador Flávio Dino durante a abertura dos trabalhos da Assembleia Legislativa nesta semana.

Os bons resultados são fruto de um conjunto de ações de reaparelhamento e aprimoramento do setor: já foram entregues cerca de 900 viaturas policiais e o concurso público para contratação de novos policiais militares está em andamento.

“Para este ano, nós vamos continuar nesse mesmo caminho: mais policiais e mais viaturas, além de novas estratégias”.

Flávio lembrou que, entre essas estratégias, está a descentralização do Centro Tático Aéreo (CTA). Antes operando apenas em São Luís e municípios vizinhos, o grupamento de elite ganhou bases em Presidente Dutra e Imperatriz, além de mais um helicóptero, passando a atender cerca de 80% dos municípios do estado com patrulhamento aéreo, resgate e transporte aeromédico, entre outras atividades.

O concurso para ampliar o quadro do Corpo de Bombeiros deve ser realizado este ano, completando o ciclo da renovação de pessoal no sistema de segurança.

Os investimentos da atual gestão têm chegado também ao sistema penitenciário. O trabalho de escolarização e qualificação profissional dos detentos tem rendido frutos também para os cidadãos maranhenses. São os blocos de concreto fabricados pelos internos que estão nas cerca de 80 ruas já inseridas no Mutirão Rua Digna, voltado para o calçamento de ruas que nunca tinham recebido qualquer tipo de pavimentação.

Para este ano, o Governo anunciou a entrega de mais 23 viaturas para o sistema penitenciário, além da ampliação das oportunidades de trabalho.

Investimentos – O governador chamou a atenção ainda para o fato de o Maranhão continuar a investir mesmo em tempos de crise.

“O ano de 2017 foi marcado pela persistência do quadro de anomalia institucional que estamos vivendo há quatro anos. Assistimos ao agravamento da crise financeira de Estados e municípios. Não foram poucos os que não conseguiram cumprir com obrigações básicas”, disse.

“Isso fez com que reforçássemos ainda mais os compromissos que temos adotado, tanto ampliando os serviços públicos na esfera estadual quanto, quando possível, apoiando os municípios para que possamos vencer essa quadra histórica”, acrescentou.

Servidores valorizados – Flávio Dino também ressaltou que os servidores públicos estaduais têm sido valorizados. Nos últimos anos, foram mais de oito mil promoções funcionais e 25 mil progressões, além de 5.600 nomeações por concurso público – um processo que deve ter continuidade em 2018.

O Governo instituiu também o Programa de Habitação do Servidor Público e vai construir 2.048 apartamentos para servidores em uma área do Parque Independência, em São Luís. A ação está no âmbito dos programas habitacionais desenvolvidos pelo Governo, que já entregaram 4.300 unidades habitacionais.

A população maranhense conta ainda com dez vezes mais espaços para garantir o acesso à cidadania e direitos civis básicos: em 2014, eram apenas cinco unidades fixas do Viva em todo o estado. Com a inauguração da unidade de Barreirinhas, o governo atingiu a marca de 50.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Buscar

Nossa pagina