10 de novembro de 2018

Redação: (98) 98205-4499

10/11/2018 -

Jorge Vieira -

Comente

SES oferece assistência em saúde para prevenir e combater o câncer de próstata

A rede da Secretaria de Estado da Saúde (SES) disponibiliza consultas e exames urológicos em nove unidades distribuídas na capital e interior do estado, fortalecendo a assistência da saúde do homem. Com o tema “Todo dia é um dia a mais para viver bem”, o mês de novembro reforça a conscientização para o diagnóstico precoce e tratamento do câncer de próstata, uma doença causada por alteração das células que compõem o órgão que só os homens possuem.

Para se consultar em uma unidade estadual, é necessário ter o cartão do SUS e realizar o agendamento. A secretária adjunta de Assistência à Saúde da SES, Carmen Belfort, reforça a importância da realização das consultas como caráter preventivo que evita o avanço da doença e permite a eficiência do tratamento. “A prevenção é o melhor caminho no combate ao câncer de próstata. Além das consultas, o homem maranhense pode fazer o exame de PSA, que identifica o câncer de próstata. Consultas e exames disponíveis nas unidades do estado. Assim, como a mulher, o homem também deve e precisa se cuidar”.

O urologista Antonio Pádua, do Centro de Saúde Genésio Rêgo, destaca a possibilidade de dois tipos de tratamento para doença e fala das chances de cura. “O tratamento curativo, quando o câncer é diagnosticado precocemente, pode ser feito, principalmente, por cirurgia radical da próstata ou radioterapia. Já os casos mais avançados, sem possibilidade de tratamento curativo, pode ser necessária a utilização de bloqueio hormonal, quimioterapia, entre outros. Diagnosticado precocemente há uma possibilidade de 90% de cura para o câncer de próstata”, afirma.

O especialista alerta que campanhas como o Novembro Azul têm contribuído para diagnosticar cada vez mais a doença. “Aos poucos e progressivamente, essas ações conscientizam a população e a divulgação da existência da doença é importante para prevenir e diagnosticar previamente ao ponto de garantir a cura”, avalia.

Unidades de saúde com ambulatório de urologia

– Centro de Especialidades Médicas e Diagnóstico Dr. Luiz Alfredo Netto Guterres (CEM Diamante);
– Centro de Saúde Genésio Rêgo;
– Centro de Especialidades Médicas do Vinhais;
– Centro de Especialidades Médicas do Bairro de Fátima (Cemesp);
– Hospital Regional Dr. Alarico Pacheco, em Timon;
– Hospital Macrorregional Dra. Ruth Boleto, em Imperatriz;
– Hospital de Urgência e Emergência de Presidente Dutra;
– Hospital Macrorregional Tomás Martins, em Santa Inês;
– Hospital Regional Dr. Everaldo Ferreira Aragão, em Caxias.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

RADIO

Rádio Timbira Ao Vivo

Buscar

Nossa pagina