8 de setembro de 2011

Redação: (98) 98205-4499

08/09/2011 -

Jorge Vieira -

Comente

São Luís decadente? Acho que não

Postei aqui no blog duas matérias publicadas na Folha de São Paulo sobre o aniversário de São Luís  e sair para dar uma volta com uma amiga jornalista pela orla, ou melhor, região entre a Ponta D’areia e Araçagi. 
Apesar do respeito que tenho pela publicação, não posso deixar de observar a má vontade e o preconceito contra a cidade.
São Luís é uma cidade decadente? Claro que não!  O setor da construção civil, por exemplo, está ai para dizer justamente o contrário, pois considera hoje nosso mercado imobiliário uma “Ferrari”.
Nosso patrimônio historio, sim, está sendo destruído pelo tempo e não se ver nenhuma ação do Estado no sentido de obrigar os donos dos casarões a conservá-los ou restaurá-los, talvez por não ter de quem cobrar.  A grande maioria dos sobradões é produto de herança.
O centro histórico da cidade está decadente há muito tempo. A última intervenção do Estado para preservar o que ainda restou na Praia Grande foi feito no governo de Epitácio Cafeteira, de lá prá cá, praticamente nada, pouquissimos prédios foram restaurados pelo IPHAN.
As ruas estão em péssimo estado de conservação, próximo ao Mercado Central, estão interditadas. Existem poucas famílias morando na área e, após as 18h, torna-se território perigoso, impera a marginalidade.
Essa São Luís histórica, que tanto inspirou os poetas, está decadente, seus prédios estão caindo um a um, está á vista de todos nós e quem nos visita. Mas basta dar um olhada para o outro lado da ponte para perceber que de decadente a cidade não tem nada, pelo contrário, está se verticalizando, sinal de desenvolvimento.  

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rádio Timbira Ao Vivo

Buscar

Nossa pagina