Logo Blog
aplikasitogel.xyz hasiltogel.xyz paitogel.xyz

Prefeitura de Caxias investe em capacitação para produtores de mandioca

Equipamento para fabricação de farinha

Moderno equipamento para fabricação de farinha

A Prefeitura de Caxias, juntamente com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), está realizando o Curso de Processamento da Raiz de Mandioca no povoado Caxirimbu, entre os dias 22 e 27 de junho. Técnicos, agricultores familiares e agentes multiplicadores estão participando de treinamentos que visam a melhor produtividade de suas colheitas.

Para o pesquisador da Embrapa, José Ribamar Veloso, a instituição tem por objetivo melhorar a vida dos agricultores de maneira geral. “Agregar qualidade à farinha faz com que o agricultor familiar aproveite mais seus recursos, como também garante a qualidade do produto”.

O evento tem como base o desdobramento do Plano Brasil Sem Miséria e da Rede de multiplicação e transferência de manivas-semente de mandioca com qualidade genética e fitossanitária, que visa o processamento da raiz de mandioca. O objetivo é orientar como produzir a farinha e outros subprodutos da mandioca para melhoria da qualidade e aumento da produção, gerando mais renda para os agricultores familiares.

Benefícios

Para o agricultor João Badu, o curso só tende a aumentar suas vendas. “Antes do curso fazíamos tudo manualmente, hoje, aprendemos a usar melhor nossos equipamentos. Muito importante para a comunidade, vai melhorar nossa produção além de garantir uma melhor renda para nossas famílias”.

Na oportunidade, os agricultores familiares aprenderam sobre a importância da mandioca, e também sobre os dados de produção de farinha e as práticas de higiene e processamento no campo.

O secretário de Agricultura, Manoel Silveira, ressalta a importância da Prefeitura em estar realizando cursos de aprimoramento para os agricultores. “O objetivo do curso é agregar a produção com os valores do produto. É importante que os agricultores passem por essa especialização, pois, aprimorando seus produtos, poderão continuar vendendo para a merenda escolar da cidade de Caxias, além de tornar o produto muito melhor. Nosso objetivo é trazer ainda mais cursos para os agricultores caxienses”.

0 Comentários

Deixe o seu comentário!

Buscar

aplikasitogel.xyz hasiltogel.xyz paitogel.xyz