Logo Blog
aplikasitogel.xyz hasiltogel.xyz paitogel.xyz

Paulo Matos: Centenário do nascimento de William Moreira Lima

William Moreira Lima, ex-presidente estadual do PPS

Hoje, dia 26 de setembro de 2017, comemora-se o centenário de William Moreira lima, que nasceu em Colinas, formou-se médico pela Universidade Federal da Bahia, especializou-se em oftalmologia e otorrinolaringologia. Ele foi Presidente Estadual do PPS, em 1964 assumiria o mandato de deputado estadual, porém foi injustamente cassado pela Assembleia Legislativa, mas o que realmente marcou sua vida foi o humanismo e desde cedo dedicou-se às causas libertárias. Deixou um imenso legado para as próximas gerações, além de uma belíssima lição de vida . Foi Dr. William que ao lado da também médica Maria Aragão, dos sindicalistas Augusto Marques e Tomás Santos, entre outras lideranças, que ajudou a construir o Partido Comunista Brasileiro e participou dos mais importantes embates populares do estado e do país.

Eu conheci William durante meu engajamento na campanha de Roberto Freire candidato a presidente da República em 1989, período em que eu ainda era estudante universitário, logo nos identificamos na luta por um mundo mais justo, com ele aprendi que as conquistas só se consumam num ambiente de luta democrática e política, ele dizia: “fora da politica não há salvação para nos libertamos da opressão e não será possível construirmos um país mais igual”. William deixou um legado inesquecível de luta e solidariedade, ele viveu 91 anos muito intensamente e com qualidade de vida impressionante. Tomara que o embate político seja um elixir para a longevidade.

Doutor William dedicou seis décadas de sua vida a luta política, sempre em favor dos injustiçados, por conta disso, foi preso e torturado por diversas vezes; sofreu perseguições da ditadura, mas da sua resistência e determinação, bem como de outros companheiros, herdamos a possibilidade de hoje, podermos nos reunir sem medo e com liberdade. Ditadura nunca mais!

Doutor William Moreira Lima , comunista histórico, sempre foi respeitado por décadas de dedicação à luta política e aos movimentos democráticos. Foi ele quem estimulou minha militância política, e não foi só isso, ele me ensinou, com o seu exemplo de vida, a lutar por uma sociedade mais justa, igual e fraterna, princípios que doutor William jamais abriria mão.

Em 2010, nós do PPS instituímos uma comenda com o seu nome, oportunidade em que homenageamos diversas personalidades que contribuíram para o desenvolvimento do Maranhão.

Apesar de toda vida dedicada a dureza dos embates políticos, ele era uma pessoa muito terna, sua militância era muito alegre, de um senso de humor formidável, de uma fé fervorosa na luta, devotada crença comunista, na porta de seu apartamento tinha escrito uma frase que dizia: “Tudo posso Naquele que me fortalece”. Nós brincávamos que ele tinha se convertido, e ele dizia: “Paulo, é Marx!”

Este ano, Wiliam completaria cem anos, no seu centenário, precisamos render homenagens a esse cidadão que, com a sua luta por justiça e democracia, deixa um legado que deve ser cultivado pelas próximas gerações.
*Paulo Matos é militante do PPS

1 Comentário

  1. Richard disse:

    Muito boa a lembrança, merecida homenagem!

Deixe o seu comentário!

Buscar

aplikasitogel.xyz hasiltogel.xyz paitogel.xyz