Logo Blog
aplikasitogel.xyz hasiltogel.xyz paitogel.xyz

Governadores do Nordeste formalizam Consórcio e consideram o momento histórico

Um momento histórico. É assim que os governadores do Nordeste resumiram o encontro no Palácio dos Leões, em São Luís, nesta quinta-feira (14) para a criação do Fórum de Governadores do Nordeste. Na reunião foi assinado o protocolo que cria o Consórcio Nordeste, que terá como primeiro presidente o governador da Bahia, Rui Costa.

O protocolo assinado pelos governadores, que cria o Consórcio, segundo explicou o governador Flávio Dino, será transformado em lei e encaminhados às nove Assembleias Legislativa para que seja aprovado o instrumento pelo qual os governadores poderão fazer compras conjuntas e encaminharem as reivindicações da região ao Governo Federal.

Os chefes de Executivos estaduais, ao final do encontro, publicaram a “Carta dos Governadores do Nordeste”, onde em seu artigo primeiro afirma que o Protocolo que resultará na criação do Consórcio “se constituirá em importante instrumento político e jurídico para o fortalecimento da região e para melhorar a prestação de serviços aos cidadãos e cidadães”

O governador Flávio Dino enfatizou que o consórcio é uma parceria institucional entre os Estados para melhorar a gestão e economizar recursos públicos, entre outras vantagens.

A partir de sua instalação, os estados poderão fazer compras conjuntas, para reduzir o preço dos produtos ou serviços. Quanto maior o número de itens adquiridos ou serviços contratados, maior é o poder de negociação dos Estados para reduzir custos.

“É um encontro histórico, onde os nove estados do Nordeste se unem para formar um consórcio, que tem múltiplas funções. Simboliza a solidariedade e o apoio mútuo. E com certeza obteremos para cada Estado vantagens e benefícios a partir da formação desse consórcio”, disse o governador da Bahia, Rui Costa.

“Vai ser uma ferramenta extremamente importante para facilitar a vida de todos os governos. Por exemplo, uma licitação de medicamentos vai diminuir os preços dos produtos”, comenta Belivaldo Chagas, governador de Sergipe.

Fortalecimento do Nordeste – Para Camilo Santana, governador do Nordeste, o Fórum vem “fortalecer as ações apara o nordeste e unificar a região. Vamos fazer uma avaliação do momento da conjuntura nacional, da reforma da Previdência, do pacto federativo, para conseguirmos ações conjuntas e mais eficientes. O Fórum tem um papel fundamental de consolidar políticas para o Nordeste”.

“Aqui são tomadas as decisões daquilo que é importante para a região. Podemos definir o posicionamento que levaremos, na maioria das vezes, ao governo federal, nos posicionando em relação aos projetos do governo e aos interesses da região”, disse João Azevedo, governador da Paraíba.

Segundo a governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra, “o Fórum se constitui num espaço muito importante de articulação política com vistas a definir aquilo que é comum ao Nordeste. São políticas voltadas principalmente para o desenvolvimento, para a Justiça, a inclusão social”.

Inovação – “É um momento histórico para a região Nordeste e o Brasil. Temos a oportunidade de inovar, colocando uma alternativa especial com a criação do consórcio. É uma ideia que vem sendo trabalhada e se torna realidade aqui em São Luís do Maranhão. Vai permitir a integração em áreas essenciais como saúde, educação e infraestrutura”, afirmou Wellington Dias, governador do Piauí.

De acordo com o vice-governador de Alagoas, Luciano Barbosa, “nunca houve uma afinidade tão grande e um trabalho conjunto como tem sido feito hoje com os Estados do Nordeste”

Guarda Regional – Para o secretário de Segurança do Maranhão, Jefferson Portela, a criação do Consórcio e da Força de Segurança Regional será de extrema importância para ações de inteligência e operacionais, facilitando inclusive o deslocamento de tropas em momentos de crises.

0 Comentários

Deixe o seu comentário!

RADIO

Rádio Timbira Ao Vivo

Buscar

Mais Lidas

aplikasitogel.xyz hasiltogel.xyz paitogel.xyz