Logo Blog

Bira propõe recohecimento do Vinhais Velho com bem cultural e imaterial do MA

O deputado Bira do Pindaré (PT) entregou nesta segunda-feira (19), à mesa diretora da Casa Projeto de Lei que reconhece como bem cultural e imaterial do Maranhão o bairro do Vinhais velho.
Bira também encaminhou a governadora do Estado uma indicação para que se construa no bairro um monumento em reconhecimento a esse marco de fundação da cidade.
O parlamentar lembrou que o bairro foi um dos primeiros a serem fundados em nossa capital e possui quase 400 anos. Várias construções históricas estão presentes na localidade.
“O Vinhais Velho tem um histórico fantástico que abriga monumentos históricos e arqueológicos, compreendendo a Igreja de São João Batista, o Porto Velho da Vila do Vinhais, o Poço Grande, o Porto Olegário, além de outras referências, como o cemitério, por exemplo. Tem a segunda igreja mais antiga da nossa história”, exemplificou Bira.
A indicação feita à Governadora solicita que um monumento histórico seja construído no Largo da Igreja de São João Batista. O deputado mostrou-se esperançoso de que com a revitalização do Largo da Igreja de São João Batista os outros pontos históricos do bairro obtenham o reconhecimento merecido.
“Dessa forma, o porto velho da Vila de Vinhais, onde funcionou o cais do Vinhais, o Poço Grande e tantas outras referências, possa ser reconhecido como tal. Isso é muito importante”, destacou.
Com relação à construção da “Via Expressa”, o parlamentar foi categórico ao afirmar que a obra pode sim ser concluída sem afetar a vida dos maoradores do Vinhais velho. “A Via Expressa vai ser construída normalmente, mas deve preservar esse sítio histórico, arqueológico e de muito significado cultural para a fundação da nossa cidade”, concluiu. 

0 Comentários

Deixe o seu comentário!

RADIO

Rádio Timbira Ao Vivo

Buscar

Mais Lidas